Inovações biotecnológicas melhoram solo e produtividade de grãos e algodão

Pesquisas comprovam eficácia das soluções naturais que a Alltech Crop Science apresenta na Tecnoagro, feira de tecnologia agropecuária em Chapadão do Sul (MS)

A aplicação de soluções biotecnológicas inovadoras tem feito uma grande diferença para produtores dos mais variados tipos de culturas, como grãos e algodão. Os resultados do uso dessas ferramentas nas lavouras aparecem em vários aspectos da produção. “Quando focamos em melhorias na qualidade do solo, aliadas a práticas sustentáveis, conseguimos combater os desafios e potencializar o desenvolvimento das plantas. Como resultado, temos uma melhor produtividade, o que também aumenta a rentabilidade”, destaca Flavio Soares Muniz, gerente de vendas da Alltech Crop Science.

Foto: Shutterstock

Líder global em soluções naturais para nutrição de plantas, a empresa investe em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias inovadoras e oferece aos produtores agrícolas soluções para todas as fases do plantio, do tratamento de sementes à colheita. Para saber quais são os produtos e doses adequados para cada cultivo e propriedade, a recomendação é procurar a orientação de profissionais especializados. “Não existe receita de bolo; por isso, conversamos com o produtor e vamos in loco até a área para entender os desafios dele e apresentar soluções com tecnologia embarcada para sanar seus problemas”, explica o gerente de vendas.

Por exemplo, para melhorar as condições biológicas do solo, a Alltech Crop Science conta em seu portfólio com o Soil Plex® Active, um produto desenvolvido a partir de extratos fermentados e nutrientes capazes de promover a atividade microbiana do solo. Esta solução contribui para um maior desenvolvimento radicular, favorece o crescimento saudável das plantas e ajuda na melhoria da produtividade e qualidade dos grãos, frutos e tubérculos. Estudo feito em 2022 com a cultivar Soja 59I60 RSF IPRO, em Piracicaba (SP), aponta que a aplicação de Soil Plex Active favorece a microbiota benéfica específica do solo, beneficia a rizosfera e resulta em um solo com melhor qualidade, expresso pelo incremento enzimático. Em consequência, promove maior crescimento e desenvolvimento da cultura.

Antiestresse

Quando o desafio é o equilíbrio fisiológico para o desenvolvimento das culturas, a Alltech Crop Science oferece o Liqui-Plex® Bonder, que fornece aminoácidos de maneira equilibrada, auxilia na absorção e aproveitamento de nutrientes e ameniza os efeitos provocados por situações de estresse ambiental e fitotoxidez. Estresses ambientais são responsáveis por grande parte da redução da produtividade. “Acompanhar e apoiar nutricionalmente as diversas fases vegetativas dos cultivos melhora o desenvolvimento das plantas e reduz os impactos negativos, resultando em uma colheita superior, com qualidade, e sem comprometer o meio ambiente”, afirma Muniz.

Estudo realizado pela Alltech Crop Science em parceria com a Fagen/UFU – Universidade Federal de Uberlândia (MG), mostra que a aplicação de Liqui-Plex Bonder aumentou a atividade da enzima chave na assimilação de nitrogênio nas plantas de soja, além de contribuir com o aumento no teor de proteína. Outro estudo, em conjunto com a UNIPAM, de Patos de Minas (MG), revela que a aplicação da solução reduziu os efeitos deletérios provocados pelo estresse hídrico.

Tecnoagro

Produtores interessados em conhecer e tirar dúvidas sobre Soil Plex® Active, Liqui-Plex Bonder e toda a linha de soluções biotecnológicas da Alltech Crop Science poderão visitar o estande da empresa na Tecnoagro. A maior feira de tecnologia agropecuária do norte e nordeste de Mato Grosso do Sul, que abrange uma área de mais de 1 milhão de hectares, acontece entre os dias 19 e 21 de março, no município de Chapadão do Sul (MS), um dos grandes produtores de grãos do cerrado do estado. O evento é promovido pela Fundação Chapadão, empresa de pesquisa e consultoria agronômica parceira da Alltech Crop Science na validação de produtos para a região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo