Inflamações articulares podem afetar equinos atletas, impactando negativamente o bem-estar e o desempenho

Inflamações articulares representam um grande problema para equinos atletas, tendo em vista a alta exigência e grande impacto que o sistema locomotor destes animais é submetido com a rotina de treinos e provas. A médica veterinária Monique, coordenadora de produtos de grandes animais da Syntec, explica que “as articulações estão sujeitas a uma série de lesões, que podem causar dor, desconforto e perda de performance. É importante manter cuidados constantes com o aparelho locomotor para garantir o bem-estar e rendimento desses animais”.

Foto: Divulgação

A articulação dos cavalos é composta por várias estruturas e as principais são: a cartilagem articular, que absorve os impactos, e o líquido sinovial, que lubrifica e nutre as células da cartilagem. “Com o estresse mecânico e repetitivo durante treinos intensos, ocorre o desenvolvimento de um processo inflamatório no local” esclarece a médica-veterinária.

Os tratamentos instituídos em casos menos graves, envolvem a fisioterapia e o repouso, para que o animal se recupere dos esforços e preserve suas articulações. O tratamento com analgésicos e anti-inflamatórios também é recomendado nos casos em que o animal já apresenta sinais de dor e desconforto.

Para auxiliar no tratamento das inflamações, a Syntec do Brasil oferece o anti-inflamatório Maxitec Injetável, à base de Meloxicam 3%, inibidor seletivo da ciclo-oxigenase. O medicamento bloqueia a biossíntese das prostaglandinas (substância hormonal) e, consequentemente, a liberação dos mediadores responsáveis pelos processos inflamatórios. O portfólio da empresa conta, ainda, com Fenilbutazona, produto não esteroide, com potente atividade analgésica e antipirética – sendo eficaz para estes tipos de inflamações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo