Inclusão Digital: MCom estabelece parceria com o Ministério dos Povos Indígenas para ampliar conectividade nas aldeias

Ministros também discutiram a criação de uma política de radiodifusão voltada especificamente para os povos indígenas

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, recebeu a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, para debater políticas públicas que possam ampliar a conectividade nas aldeias. A reunião ocorreu na tarde desta quarta-feira (8/11), em Brasília (DF), ocasião em que a ministra entregou a proposta “Aldeia Conecta”, um conjunto de iniciativas para fortalecer as diversas formas de comunicação nas comunidades indígenas.

(Fotos: Kayo Sousa/MCom)

O documento traz uma forma transversal de atuarmos juntos para levar conectividade, internet banda larga, computadores e inclusão digital para os povos indígenas. Vamos fortalecer a política de radiodifusão comunitária para esses povos”, assegurou o ministro Juscelino Filho.

A ministra Sonia Guajajara destacou a necessidade de reforçar a infraestrutura de comunicação em territórios indígenas, sobretudo na Amazônia. “Muitas aldeias ainda têm orelhão e radioamador. A gente precisa da parceria do ministério das Comunicações para melhorar a conectividade principalmente em escolas, postos de saúde e locais de grande acesso da comunidade”, registrou Guajajara.

Ao final do encontro, o Ministério dos Povos Indígenas se propôs a fazer um levantamento de quais são os povos prioritários que devem receber os programas já em andamento, como o Wifi Brasil e o Computadores para Inclusão. Já o ministério das Comunicações se colocou à disposição para esclarecimento de questões técnicas para a implantação dos programas atuais, além de se comprometer a preparar uma política de radiodifusão comunitária voltada para os povos indígenas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo