Incêndio florestal atinge a Alemanha e provoca a retirada de 500 moradores em Berlim

Um incêndio florestal de grandes proporções está atingindo os arredores de Berlim, capital da Alemanha, e já provocou a evacuação de 500 moradores da cidade. O fogo começou na noite de quinta-feira (23/08) e as causas são desconhecidas.

De acordo com as primeiras informações, divulgadas agora a pouco pelas principais agências internacionais de notícias, o fogo está consumindo uma área equivalente a 400 campos de futebol.

As autoridades alemãs disseram que a estiagem e antigas munições da época da Segunda Guerra Mundial que ainda permanecem enterradas na região prejudicam o trabalho dos bombeiros e das equipes de resgate.

Um incêndio florestal está atingindo desde quinta-feira (23/08) a Floresta de Klausdorf, próximo a Berlim, capital da Alemanha – Foto: Patrick Pleul/ DPA/ AFP

Três vilarejos próximos a Berlim estão sendo evacuados e todos estão tendo que deixar as regiões às pressas. Moradores de Frohnsdord, Klausdorf e Tiefenbrunnen tiveram que deixar suas casas.

As fortes rajadas de vento estão fazendo com que as chamas se alastram rapidamente avançando sobre as florestas e áreas urbanas. Moradores de Berlim já estão sentindo os efeitos do incêndio, principalmente por causa da densa fumaça e fuligem.

Especialistas recomendam a todos os moradores de Berlim que utilizem máscaras e que tranquem as janelas das casas, prédios públicos e estabelecimentos comerciais.

Os Serviços de Emergência em Berlim estão de sobreaviso e podem ser mobilizados a qualquer momento. Equipes dos Bombeiros, da Polícia e Paramédicos também foram mobilizadas e estão seguindo para as áreas atingidas pelo fogo.

Fumaça de incêndio florestal é vista saindo do Vilarejo de Frohnsdorf, na Alemanha – Foto: Christian Pörschmann/ DPA / AFP

Moradores de Berlim disseram que na manhã de hoje várias ruas da capital estavam esfumaçadas. Os serviços de emergência estão recebendo centenas de chamados de pessoas que estão preocupadas, sem saberem se devem deixar a cidade.

Ao todo, 300 bombeiros foram acionados e estão seguindo para os arredores de Berlim, aonde o fogo já chegou, colocando em risco várias moradias.

As equipes de emergência estão utilizando helicópteros e canhões de água para tentar combater as chamas. A fumaça pode ser vista a 10 km de distância.

Policiais alemães estão ajudando a combater as chamas, mas o risco para muitos é muito alto, já que existem milhares de artefatos explosivos, da época da Segunda Guerra, enterradas em florestas que circundam a capital Berlim.

Todos que deixaram suas casas em Berlim estão sendo levados para abrigos públicos, ginásios e/ou residências de amigos e familiares.

O fogo já está prejudicando o transporte público em Berlim, principalmente o tráfego ferroviário. Alguns trajetos já se encontram com o tráfego de trens suspensos.

A Alemanha atravessa um verão atípico, com temperaturas extremamente elevadas e pouca chuva. As autoridades colocaram o país em estado de alerta máximo, principalmente por causa dos incêndios florestais.

O Serviço de Meteorologia da Alemanha (DWD), prevê chuvas esparsas na região de Berlim nesta sexta-feira (24/08) e sábado (25/08).

Com informações das Agências Deutsche Welle, France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo