Incêndio atinge e destrói prédio histórico em Copenhague, na Dinamarca

Um incêndio de grandes proporções atingiu e destruiu na manhã desta terça-feira (16), por volta das 07h45min (horário de Brasília), o antigo prédio da Bolsa de Valores de Copenhague, capital da Dinamarca. Ainda não há informações sobre vítimas.

O prédio histórico foi a primeira sede da Bolsa de Valores e a perda do imóvel é considerada irreparável. As chamas se alastraram rapidamente, mas foram controladas.

Incêndio atinge prédio da antiga Bolsa de Valores de Copenhague, capital da Dinamarca – Foto: Divulgação

Partes do telhado e a torre do prédio desabaram, caindo sobre a calçada. A região foi isolada e o tráfego de veículos na área foi suspenso.

Equipes do Corpo de Bombeiros e da polícia foram mobilizadas e enviadas para o local. As ruas próximas foram interditadas.

O chefe dos bombeiros de Copenhague, Jakob Vedsted Andersen, disse em entrevista coletiva, que por enquanto não há informações sobre possíveis vítimas, mas que os bombeiros estão dentro do prédio tentando localizar pessoas que possam estar dentro do imóvel.

Antes da chegada dos bombeiros, pessoas foram vistas no local retirando grandes pinturas e mobiliários que estavam armazenadas dentro da edificação.

Imagens horríveis da Bolsa. Tão triste. Um edifício icônico que significa muito para todos nós … Nosso próprio momento de Notre-Dame”, escreveu o ministro da Defesa, Troels Lund Poulsen, no X.

Uma coluna de fumaça cinza se desprendeu do incêndio e encobriu parte da cidade. As sirenes foram tocadas para avisar a população do incêndio.

Cerca de 90 recrutas da Royal Life Guards, uma unidade do Exército, foram enviados para o local para ajudar as pessoas a retirar objetos de valor e proteger os cidadãos que estavam realizando essa operação.

Prédio da Antiga Bolsa de Valores de Copenhague, na Dinamarca, antes do incêndio — Foto: Reprodução/Google Street View

O edifício histórico, cujo pináculo foi moldado como as caudas de quatro dragões entrelaçados, estava em reforma e revestido em andaimes quando o fogo começou. A edificação, de estilo renascentista holandês, não abriga mais a bolsa de valores dinamarquesa, mas serve como sede da Câmara de Comércio dinamarquesa.

Estamos atualmente trabalhando duro para salvar nossa arte histórica da Bolsa”, escreveu a Câmara de Comércio em X.

A presença de dragões no telhado foi vista como simbolicamente protegendo o prédio de inimigos, bem como do fogo”, disse a Câmara em seu site.

Como o prédio estava em reforma, havia muitos andaimes cercando a edificação, o que dificultou o trabalho dos bombeiros e, sobretudo, dos recrutas que retiravam os objetos de valor de dentro do imóvel.

Por causa do incêndio, Ministério das Finanças da Dinamarca, que fica localizado nas proximidades, foi rapidamente esvaziado.

A Polícia de Copenhague pediu as pessoas que evitem transitar pela região. Ainda não há informações sobre as causas do incêndio, mas uma investigação já foi aberta e está em andamento.

A Câmara de Comércio Dinamarquesa adquiriu o prédio em 1857 e vem trabalhando na restauração dele no estilo do rei dinamarquês Christian IV, que mandou construir o edifício no século XVII.

O ministro da Cultura da Dinamarca, Jakob Engel-Schmidt, disse em entrevista coletiva, que o prédio está cheio de arte, que revela muito sobre a história do país e do povo dinamarquês.

400 anos de herança cultural dinamarquesa em chamas. O edifício está cheio de arte que fala muito sobre a nossa história, sobre quem somos como povo”, disse ele a repórteres.

Com informações das Agências Deutsche Welle, France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo