Império Endurance Brasil abre 2023 com novidades no grid e no formato das provas

Primeira etapa do campeonato que reúne os carros mais rápidos do país acontece neste sábado no autódromo do Velocittá

Velocittá será palco da primeira etapa (Bruno Terena/MS2)

Vai começar a temporada 2023 do Império Endurance Brasil. Neste final de semana, o autódromo do Velocittá recebe os carros mais rápidos do país, para a primeira etapa de uma temporada que começa cheia de novidades tanto no formato de disputa quanto no grid. E, uma das principais mudanças envolve o campeão do ano passado, Vicente Orige, que terá um novo carro e um novo companheiro na equipe Motorcar Racing.

Orige foi campeão da P1 e Geral em 2022 dividindo um AJR com Gustavo Kiryla. Já este ano, o piloto catarinense irá defender o título a bordo de um protótipo Sigma G5 e, terá, ao seu lado o estreante Luiz Henrique Bonatti. “Andei cinco temporadas com um protótipo AJR e iniciamos, neste ano, um novo projeto. Vimos durante o ano passado e, sobretudo, na reta final do ano, um Sigma muito constante e rápido nas pistas. Iniciamos uma conversa durante as férias de verão e, graças à Deus, deu tudo certo”, afirmou Orige, que também falou sobre o novo parceiro.

Com a saída do Gustavo Kiryla, que foi correr na Europa, busquei uma nova formação e estou muito feliz de poder ter o Bonatti estreando no automobilismo ao meu lado e neste carro fantástico. Ele está começando no automobilismo, tem experiência no kart e, por isso, acredito que as primeiras provas serão de adaptação para a gente”, completou.

Categoria P1 tem novidades para 2023 (Bruno Terena/MS2)

Na GT3, a hegemonia da Mercedes – vencedora nas últimas quatro temporadas e que e contará com cinco modelos AMG GT3 no grid do Velocitta – será mais uma vez desafiada pela Porsche, pela McLaren e pela BMW. Átila Abreu e Léo Sanchez, que irão para a segunda temporada a bordo da M4, apostam na experiência com o carro para tentar quebrar o favoritismo dos rivais.

Aprendemos muito sobre o carro na última temporada e, por isso, estamos confiantes de que este ano estaremos mais competitivos do que no ano passado. A BMW é um carro fantástico e toda a evolução que tivemos certamente será convertida em resultados melhores do que em 2022”, disse Sanchez.

NA GT4, o trio campeão do ano passado Renan Guerra, Marco Pisani e Leandro Ferrari se dissolveu. Os dois primeiros seguirão a bordo da Mercedes com a qual conquistaram o título. Já Ferrari vai competir com a McLaren ao lado de Flávio Abrunhoza e André Moraes Jr. Todos seguem na equipe Autlog Racing.

Outra novidade é a chegada definitiva de Tom Filho à equipe Stuttgart Motorsport. O piloto que foi duas vezes vice-campeão da GT3 Light e terceiro colocado na P2 no passado vai disputar o campeonato de 2023, ao lado de Luiz Landi, com a Porsche.

GT4 tem mudanças no time campeão (Bruno Terena/MS2)

“Fiz duas corridas com este carro no final do ano passado e subimos ao pódio tanto em Santa Cruz do Sul, quanto em Interlagos, e o namoro virou casamento para este ano. Estou muito empolgado para este novo desafio”, disse.

O formato de disputa da abertura da temporada também será uma novidade. Ao invés das tradicionais quatro horas de duração, padrão nas duas últimas temporadas, a disputa no Velocitta terá três horas.

“A medida tem o objetivo de reduzir o desgaste dos carros e deixar a disputa ainda mais equilibrada. As brigas por posição serão ainda mais emocionantes e teremos emoção do início ao final da prova, com menos carros sofrendo por causa da temperatura e quebras”, afirmou Henrique Assunção, presidente da Associação dos Pilotos de Endurance, entidade organizadora do campeonato.

As atividades de pista no Velocitta começam na sexta-feira com os treinos livres e classificatórios. A prova que abre o campeonato está marcada para este sábado e conta com transmissão ao vivo e na íntegra do Bandsports e do canal oficial do Império Endurance Brasil no Youtube. A largada está marcada para as 10h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo