IFMS realiza seminário sobre educação do campo nos dias 27 e 28

Campus do IFMS em Coxim (MS) – Foto: Divulgação

Campus do IFMS em Coxim (MS) – Foto: Divulgação

Nos dias 27 e 28 de agosto, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) organiza o 1º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica do Campo de Mato Grosso do Sul, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O evento será realizado na Embrapa Agropecuária Oeste de Dourados.

A inscrição é gratuita e deve ser feita até a próxima segunda-feira, 24, pelo endereço www.ifms.edu.br. Podem participar entidades, movimentos sociais, sociedade civil organizada, estudantes, empresários e educadores que tenham envolvimento com as atividades desenvolvidas na área rural.

Os interessados também poderão se inscrever pessoalmente no local, no primeiro dia do evento.

Com o tema Fronteiras da Educação Profissional e Tecnológica no Campo: Novas Conexões para Resultados, o encontro promoverá discussões e sistematizações sobre desafios e estratégias da educação profissional e tecnológica no campo.

“As instituições vão se reunir para expor os cursos ofertados na área e analisar as sugestões recebidas para melhorias na oferta, de forma que possam ser atendidas, na medida do possível”, afirmou a pró-reitora de Ensino e Pós-Graduação do IFMS, Marcelina Maschio.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas por meio dos telefones (67) 3378-9540 (IFMS) ou (67) 3320-3875 (MDA).

Propostas – Os participantes vão contribuir na elaboração de um diagnóstico sobre as necessidades do Estado no campo e na formulação de propostas para um documento de referência para a oferta de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), Técnicos e do Pronatec Campo.

Para que esse trabalho possa ser realizado, serão formados seis grupos de trabalho (GT) com temas distintos a serem debatidos. Entre eles, estão a divisão social e territorial, cultura e identidade, organização política, movimentos sociais e cidadania, além de alternativas metodológicas para a organização dos saberes escolares e para organização do tempo e do espaço escolar.

Cada GT irá elaborar propostas, que serão votadas e sistematizadas ao final do seminário. O documento final elaborado será enviado para o Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica do Campo, ainda sem data de realização.

“O objetivo final é reunir os documentos enviados por cada estado brasileiro e consolidá-los num documento único sobre educação profissional e tecnológica no campo”, apontou Marcelina.

Além dos grupos de trabalho, está prevista a palestra “A Pedagogia da Alternância e a Formação Tecnológica em Agroecologia”, com o engenheiro agrônomo Rogério da Silva e a pedagoga Luciene Cléa da Silva, representantes das universidades Estadual (UEMS) e Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

A programação completa do Seminário está disponível na tabela abaixo.

Educação no campo – Segundo definição do Ministério da Educação (MEC), é a educação pensada a partir das particularidades dos povos do campo.

O IFMS oferta diversos cursos relacionados à temática. No Campus Nova Andradina, são oferecidos os cursos técnicos de Agropecuária e Zootecnia, e os cursos superiores de Agronomia e Tecnologia em Produção de Grãos.

No município de Ponta Porã, a oferta é de cursos técnicos de Agricultura e Fruticultura e os superiores em Agronomia e Tecnologia em Agronegócio.

Já o Campus Coxim iniciou neste ano o curso técnico subsequente em Aquicultura.

Programação do Seminário*

1º Seminário Estadual da Educação Profissional e Tecnológica do Campo

Dia 27/08/15

7h30 Credenciamento
8h Abertura
8h30 Apresentação do Seminário
8h45 Apresentação musical da Escola Estadual Presidente Vargas (Dourados)
9h15 Palestra A Pedagogia da Alternância e a Formação Tecnológica em Agroecologia, com o engenheiro agrônomo Rogério Ferreira da Silva (UEMS) e a pedagoga Luciene Cléa da Silva (UFMS)
10h15 Apresentação das instituições ofertantes
10h45 Grupos de trabalho
12h30 Almoço
13h30 Continuação – Grupos de trabalho – discussões e elaboração das propostas
15h30 Apresentação dos grupos na plenária e debates – GT 1 e GT 2
16h30 Encerramento
Dia 28/08/15
8h Apresentação dos grupos na plenária e debates – GT 3 e GT 4
9h Apresentação dos grupos na plenária e debates – GT 5 e GT 6
10h Debates e elaboração do documento final
11h Encerramento

* Sujeita a alterações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo