IFMS apresenta 45 projetos em feira estadual de tecnologia

Estudantes premiados do projeto Do The Evolution – Foto: Ascom/Divulgação

Estudantes premiados do projeto Do The Evolution – Foto: Ascom/Divulgação

Estudantes do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) participam até o próximo sábado, 7, da edição 2015 da Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (FETEC MS). São apresentados 45 projetos desenvolvidos nos campi Aquidauana, Corumbá, Campo Grande, Coxim e Ponta Porã.

“Este é um momento importante para os estudantes, pois eles divulgam os resultados de suas pesquisas em nível estadual. Além disso, têm a oportunidade de trocar experiências com outros jovens, professores e pesquisadores de outras instituições, aprimorando o trabalho”, explicou Tatiane Araújo, diretora de Pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação.

O evento é organizado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Este ano, a delegação do IFMS é composta por aproximadamente 83 alunos de cursos técnicos integrados e 13 servidores.

Estudantes querem facilitar o aprendizado sobre tópicos da física – Foto: Ascom/Divulgação

Estudantes querem facilitar o aprendizado sobre tópicos da física – Foto: Ascom/Divulgação

Além de transporte, o IFMS oferece auxílio aos estudantes para despesas com hospedagem e alimentação.

Projetos – Os projetos apresentados pelos alunos do IFMS estão inseridos nas áreas de Engenharias, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias e Ciências Biológicas, entre outras.

Os estudantes Emmanuel da Conceição, Antônio Junior e Ronildo Martins, do curso técnico de metalurgia do Campus Corumbá, elaboraram o projeto Luminescência e Estrutura da Matéria: Uso de materiais de baixo custo para o ensino e aprendizagem de Física Moderna e Contemporânea.

Segundo Emmanuel, eles desenvolveram um protótipo para que os estudantes entendam a matéria de forma mais lúdica. De forma simples, com uma caixa preta e luz negra eles mostram como diferentes materiais reagem à luz.

Jovens propõem documentário para resgate histórico – Foto: Ascom/Divulgação

Jovens propõem documentário para resgate histórico – Foto: Ascom/Divulgação

“Nosso projeto já foi escolhido para servir de capacitação para professores em Corumbá e Ladário. Vamos ajudá-los e mostrar que dá pra fazer uma aula mais interativa. As pessoas ficam bastante interessadas, pois o protótipo fica com luzes brilhantes dentro, o que facilita o aprendizado”, explicou Emmanuel.

Em outro projeto desenvolvido no Campus Corumbá, os estudantes do técnico em Metalurgia, Déryk Ferreira, Anabelly Amorim e Danyella Farias, desenvolveram um protótipo com espelhos para demonstrar o funcionamento do laser. O objetivo é despertar a curiosidade dos jovens para a física moderna.

Danyella ressalta que a participação na FETEC está ajudando os estudantes na troca de conhecimento para aprimorar o trabalho. “Já tive contato com avaliadores que nos deram dicas. Vamos sair daqui com um projeto melhor do que quando chegamos”, revelou.

Museu Virtual quer digitalizar peças históricas da fronteira – Foto: Ascom/Divulgação

Museu Virtual quer digitalizar peças históricas da fronteira – Foto: Ascom/Divulgação

Os estudantes do curso técnico em Informática do Campus de Coxim, Igor dos Santos e Alércio Soutilha, estão apresentando um estudo que pode levar a criação de produtos farmacêuticos, a base de resíduos de milho, com qualidades antimicrobianas.  “Os resultados até agora apresentaram eficácia contra o desenvolvimento de duas bactérias comuns”, comemorou a orientadora Angela Kwiatkowski.

Também está entre os projetos apresentados o software Do the Evolution, elaborado pelos estudantes Denison Barbosa e Giulia Milan, do Campus Campo Grande. Recentemente premiado na Mostratec, o software auxilia na compreensão das teorias da evolução e coloca o computador como um facilitador no ensino da biologia.

De Ponta Porã, as estudantes do curso técnico em Informática, Andressa Paladini e Milena Dolci, apresentaram o software educacional Physquest, uma espécie de jogo eletrônico que pode ser usado em sala de aula. O professor insere o conteúdo e formula questões para que os estudantes possam responder apertando os botões dispostos no protótipo.

PhysQuest propõe jogo para facilitar aprendizado – Foto: Ascom/Divulgação

PhysQuest propõe jogo para facilitar aprendizado – Foto: Ascom/Divulgação

“O estudante consegue aprender mais rápido e, como tem competitividade, motiva o participante e facilita aprendizado”, reforçou Milena.

Também de Ponta Porã, dois projetos têm o objetivo de resgatar e preservar a memória histórica da fronteira. O Museu Digital, proposto pelas estudantes Giovanna Dauzacker e Kelly Gonçales, para arquivar em mídias digitais e disponibilizar pela consulta artefatos históricos do município, e a Epifania Fronteiriça que pretende criar um documentário sobre a região.

“Queremos promover o resgate da memória cultural da fronteira por meio de um curta metragem, estilo documentário, com entrevistas de pessoas que possam contribuir com o resgate da memória”, explicou Gabriella Pacher, estudante do curso técnico em Informática e autora do projeto em parceria com Juliana Bordão.

FETEC MS – Em 2015, a feira reúne 150 trabalhos de estudantes de nível fundamental e médio de Mato Grosso do Sul e região. Os trabalhos abrangem nove áreas de pesquisa.

A cerimônia de premiação será realizada no sábado, 7, no auditório da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Entre os prêmios estão troféus, medalhas, bolsas de iniciação científica e credenciamento para a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) e outros eventos científicos.

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