IBEDEC-MS alerta consumidor sobre a cobrança de montagem de móveis e entrega de produtos

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O IBEDEC-MS tem recebido reclamações de consumidores que adquiriram móveis para sua residência e foram obrigados a pagarem pela montagem do mesmo (armário, guarda-roupa, etc), além da taxa de entrega do produto.

Bárbara Grassi, consultora jurídica do IBEDEC-MS alerta que “essa cobrança é ilegal, pois, quando o consumidor adquire o produto, o mesmo está montado e funcionando na loja. Não se pode colocar esse ônus para o consumidor, principalmente vinculando a equipe que faz a montagem sob pena da perda da garantia”.

Segundo o Código de Defesa do Consumidor, isso caracteriza enriquecimento sem causa, previsto nos artigos 31, 41 e 46 do CDC, ficando o fornecedor sujeito às penas de multa por má prestação de serviços e demais cominações legais, orienta a consultora jurídica.

Esclarece ainda que o fornecedor não pode impor que o consumidor adquira somente os serviços da loja.

O IBEDEC-MS orienta também que o não cumprimento do prazo de entrega, pode gerar indenização, pois muitos consumidores perdem o dia de serviço por terem que esperar o produto sem saber o horário que irá chegar.

O consumidor deve sempre exigir algum documento que especifique o prazo de entrega, além da nota fiscal do produto, pois, caso a entrega não seja feita na data combinada, o consumidor poderá ingressar com ação de danos materiais e morais.

O Ibedec Mato Grosso do Sul funciona na Rua da Lira, nº 234, sala 2, Vila Carlota, em Campo Grande (MS). Telefones: (67) 3015-1090 e (67) 9922-1090.

Site: http://www.ibedecms.org.br

Facebook: http://www.facebook.com/ibedecms

Twitter: http://twitter.com/ibedec_ms

Blog: http://ibedec-ms.blogspot.com.br

YouTube: IBEDEC MS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo