Hospital da zona Leste de SP realiza cirurgia com bebê ainda dentro do útero da mãe

Procedimento aconteceu no Hospital São Luiz Anália Franco para tratamento de mielomeningocele, defeito congênito mais comum envolvendo a medula espinhal

O Hospital e Maternidade São Luiz Anália Franco, unidade da Rede D’Or na zona Leste da capital paulista, realizou, na última semana, uma cirurgia fetal de altíssima complexidade para tratamento de mielomeningocele.

A doença consiste em uma malformação congênita da coluna vertebral e medula espinhal do feto, que ocorre no início da gravidez, fazendo com que os ossos da coluna do bebê não se desenvolvam adequadamente.

Foto: Divulgação

Em resumo, não há o fechamento correto do tubo neural, área onde se origina a medula e o cérebro do feto, deixando exposta a medula, as raízes nervosas e as meninges ao líquido amniótico”, explica Carlos Alberto R. Baldo, médico e coordenador da equipe de Medicina Fetal e Cirurgia Fetal do Hospital São Luiz Anália Franco.

Estudos apontam que a intervenção cirúrgica realizada de forma intrauterina, ou seja, com o bebê ainda na barriga da mãe, entre 22 e 28 semanas de gestação, demonstram uma redução significativa da incidência de malformações e hidrocefalia decorrentes da mielomeningocele, melhorando ainda a qualidade de vida da criança.

Entre as consequências da doença estão paralisia dos membros inferiores, atraso no desenvolvimento intelectual, alterações intestinais, urinárias e ortopédicas no bebê.

O procedimento citado foi realizado com o bebê ainda no útero, na 27 semana de gestação, no dia 31 de outubro. A paciente recebeu o diagnóstico na 16ª semana, durante a realização do pré-natal.

Por isso é essencial realizar o acompanhamento correto durante a gestação. A cirurgia intrauterina para correção dessa condição reduz a necessidade de colocação de uma válvula no ventrículo peritoneal após o nascimento do bebê, o que diminui o risco da principal causa de morte no primeiro ano de vida, que é a infecção desta válvula, oferendo melhor qualidade de vida e menos complicações”, destaca Dr. Carlos Baldo, responsável pela realização da cirurgia.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia Pediátrica a incidência mundial dos defeitos do tubo neural é de aproximadamente 1 a 10 em 1.000 nascimentos. No Brasil, a prevalência é estimada entre 1,4 em cada 10.000 nascimentos.

Neste caso específico utilizamos uma técnica híbrida, onde exteriorizamos o útero e introduzimos aparelho de laparoscopia para tratamento da lesão na coluna do feto. O procedimento atingiu seus objetivos e a cirurgia não teve intercorrências, com alta da paciente após três dias”, conta o especialista em Ginecologia, Obstetrícia e Medicina Fetal.

Agora a gestante realizará o acompanhamento semanalmente até o momento do parto, quando será avaliada a necessidade de novas intervenções.

Apesar de não ser um procedimento inédito no São Luiz Anália Franco, a cirurgia intrauterina é um procedimento de alta complexidade, com poucos hospitais aptos para realização no país. A medicina fetal é uma subespecialidade da ginecologia e da obstetrícia focada no acompanhamento da gestação, com enfoque especial no feto.

Por meio de exames e testes, a medicina fetal acompanha o crescimento do feto e a gravidez inteira com o objetivo de prevenir condições e doenças diversas, além de realizar correções e procedimentos enquanto o feto ainda está na barriga, como forma de auxiliar na saúde do bebê e da mãe.

No Hospital e Maternidade São Luiz Anália Franco, as gestantes encontram essa especialidade e toda a estrutura necessária para realização correta do pré-natal, parto, pós-parto, diagnóstico e tratamento de doenças maternas, fetais e neonatais.

Referência na zona Leste de São Paulo, a unidade conta com a tradição e a excelência da marca São Luiz, uma das mais tradicionais do país. Oferece ainda serviços como Curso Preparatório para Pais, Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno, e uma UTI Neonatal de ponta com 22 leitos para tratamento de recém-nascidos que requerem cuidados especiais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo