Helicóptero dos EUA cai na Austrália e três militares morrem

Um helicóptero militar dos Estados Unidos (EUA) caiu no mar na manhã deste domingo (27), próximo à Ilha de Melville, no Norte da Austrália, causando a morte de pelo menos três fuzileiros navais. Outros 20 militares foram resgatados com vida.

Militares dos EUA são vistos trabalhando em missão de resgate de helicóptero militar que caiu em ilha na Austrália – Foto: David Gray/AFP

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o acidente aconteceu durante um exercício militar realizado em conjunto entre os Exércitos dos EUA e da Austrália. Nenhum militar australiano ficou ferido.

O porta-voz da Marinha dos Estados informou que o helicóptero transportava 23 fuzileiros navais, tendo três morrido na queda, cinco socorridos com ferimentos graves, e 15 resgatados com ferimentos leves.

Os feridos foram levados para o Royal Darwin Hospital.

O primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese, descreveu o acidente como “trágico e lamentável”.

Os Estados Unidos aumentaram a presença militar na área, principalmente no Norte da Austrália, devido a crescente influência da China na Região da Ásia-Pacífico.

O helicóptero modelo Osprey tem sido muito utilizado pelos norte-americanos, porém a segurança deste modelo tem sido questionada e bastante criticada, devido aos acidentes com vítimas fatais ocorridos no último ano.

Este tipo de aeronave é resultado de uma colaboração entre as empresas de aviões Boeing e de Helicópteros Bell. O helicóptero que caiu possui dois motores nas extremidades das asas, que giram para mudar para o modo helicóptero, caso o piloto deseja uma decolagem mais lenta/suave, ou para o modo avião, caso deseje uma decolagem mais rápida.

Em 2022, quatro militares norte-americanos morreram na Noruega quando um helicóptero modelo Osprey caiu durante um exercício de treinamento da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

Outros acidentes com este mesmo tipo de helicóptero ocorreram em 2017, na Austrália; e em 2020, no Arizona (EUA).

Com informações da Reuters e da AFP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo