Gestores de políticas públicas para as pessoas idosas participam de seminário na capital

Foto: Divulgação

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cidadania e Cultura e a Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para as Pessoas Idosas, promoveu na tarde de terça-feira (22), o II Seminário sobre o Pacto Nacional de Implementação dos Direitos da Pessoa Idosa, para apresentar os resultados e estimular a adesão ao Pacto Nacional de Implementação dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento foi realizado no auditório do Bioparque Pantanal, em Campo Grande, e foi destinado a representantes de órgãos públicos, entidades, conselhos e associações, além da população em geral.

Dois grandes momentos marcaram o encontro a primeira palestra ministrada pela professora Pós Doutora Neila Barbosa Osório, da Universidade Federal do Tocantins, com o tema: “Mundo Velho e Brasil Velho: Desafios que exigem Pactos no Século XXI”, e a segunda com o tema: “Adicionar vida aos anos: desafios para o envelhecimento saudável”, ministrada pelo professor Doutor Ramon Moraes Penha, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

Esse evento foi realizado com a proposta de fechar todo o trabalho realizado com os municípios sul-mato-grossenses no decorrer deste ano. Pois com a adesão dos municípios através da sensibilização dos gestores as políticas públicas para os idosos se fortalecem e sejam priorizadas em ações estratégicas”, explica o Subsecretário de Estado de Políticas Públicas para as Pessoas Idosas, Gabino Lino.

O Pacto Nacional de Implementação dos Direitos da Pessoa Idosa, foi elaborado pela Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI), e propõem mais uma política para fortalecimento dos Direitos da pessoa idosa, já que visa formalizar o compromisso entre os governos federal, estadual e municipal, na implementação de ações à promoção e à defesa dos direitos das pessoas idosas, ações estas previstas no Estatuto da Pessoa Idosa.

Como por exemplo, difundir a política nacional dos direitos da pessoa idosa; ampliar o número de conselhos dos direitos das pessoas idosas; reduzir o índice de violência contra a pessoa idosa; incentivar a criação do fundo estadual e municipal da pessoa idosa e fortalecer a rede de cuidados e proteção.

Participaram do evento o Secretário de Estado de Cidadania e Cultura, Eduardo Romero, a Secretária-adjunta de Cidadania e Cultura, Kátia Motti, o Subsecretário de Estado de Políticas Públicas para as Pessoas Idosas, Gabino Lino, o Procurador-Chefe da Secic, João Cláudio dos Santos, o Defensor Público, Matheus Sutana e a representante do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, Neiva Figueiredo, além de representantes de 31 municípios sul-mato-grossenses.

Dúvidas sobre como aderir ao Pacto Nacional de Implementação dos Direitos da Pessoa Idosa, podem ser sanadas através do e-mail: subpessoaidosams@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo