Furacão Matthew chega a Flórida (EUA) e deixa 300 mil pessoas sem luz

Fortes rajadas de vento provocadas pelo Furacão Matthew atingiram nesta sexta-feira (07/10) a cidade de Vero Beach, no Estado da Flórida (EUA) – Foto: Lyanne Slady/AP

Fortes rajadas de vento provocadas pelo Furacão Matthew atingiram nesta sexta-feira (07/10) a cidade de Vero Beach, no Estado da Flórida (EUA) – Foto: Lyanne Slady/AP

O Furacão Matthew atingiu na madrugada desta sexta-feira (07/10) o litoral do Estado da Flórida, nos Estados Unidos (EUA), deixando pelo menos 300 mil pessoas sem energia elétrica. Ainda não há informações sobre possíveis vítimas, mas as fortes rajadas de vento causaram sérios danos.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, os ventos atingiram os 195 km/h e o furacão se move em direção a Região Noroeste do país a uma velocidade de 22 km/h. Ele ainda não tocou o solo.

Por volta das 02h15min (horário local) o ‘olho’ do Furacão Matthew estava a 70 km de distância da província de Vero Beach, e a 125 km de distância do Cabo Canaveral, que foi evacuado às pressas.

O Centro Nacional de Furacões (NHC – sigla em inglês) informou agora a pouco que o Furacão Matthew deve atingir o solo nas próximas horas. Foi emitido um alerta de forte tempestade desde Boca Raton, no Sul do estado da Flórida, até South Santee River, no Estado da Carolina do Sul.

As autoridades locais acreditam que o Furacão Matthew deve seguir para os Estados da Geórgia e da Carolina do Norte nas próximas horas. Foi emitido estado de alerta nestas duas regiões e a população foi orientada e permanece em casa e a estocar alimentos e água potável.

O presidente dos EUA, Barack Obama, assinou na quarta-feira (05/10) um decreto que permite destinar ajuda federal para os Estados da Flórida, Carolina do Sul e Geórgia, para que as autoridades locais possam ter “condições de emergência” para lidar com os danos causados pelo furacão.

Acredita-se que ajuda federal seja estendido a outros Estados norte-americanos, já que o Furacão Matthew está se dirigindo para outras regiões.

O Furacão Matthew já atingiu outros países, como Cuba, Bahamas e o Haiti, causando a morte de pelo menos 400 pessoas e deixando um rastro de destruição.

Com informações das Agências Reuters e Associated Press

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo