Fotógrafo derruba tabus e preconceitos sobre diferenças ensaio fotográfico masculino gay e hétero

Vagner Carvalho derruba o tabu sobre ensaios fotográficos masculinos e diz não haver diferença entre fotografar gays e héteros

Fotos: Vagner Carvalho

Vagner Carvalho é um fotógrafo que está na vanguarda artística e tem introduzido ao mercado novos conceitos e perspectivas. Além de especialista em imagens para as redes sociais, Vagner é conhecido por seus belíssimos ensaios artísticos que o tem em destaque.

Com mais de uma década de carreira, Vagner derruba tabus e preconceitos ao falar sobre fotografar homens gays e heteros, e mostrar que não há distinção: “Não existe uma diferença entre fotografar homens heteros de homens gays, porém um cuidado específico é superimportante. No ensaio em geral a intenção não é expor orientação sexual, e sim realizar algo neutro, belo e artístico.

Vagner, no entanto, estabelece alguns paralelos: ”por incrível que pareça e devido ao tempo em que venho trabalhando com todos os gêneros, nunca fiz ‘foto gay’ e ‘foto hétero’, mas simplesmente fotos que destacam o ser humano que está em frente a lente. Os gays quando fotografam não estão ali para caracterizar em uma foto sua opção sexual, com exceção de fotografia de campanha, ou de algo conceitual e afirmativo. No entanto, o legal da fotografia gay, é a liberdade de criar diversas cenas e poses, raro em heteros no qual já não curtem este estilo de foto, e em geral ficam menos a vontade com a câmera”.

Derrubando preconceitos, Vagner conta que a arte é para todos: “não existe discriminação entre os clientes. Nos tempos atuais o mais importante é transparecer uma imagem natural, um retrato cotidiano que reflita a vida atual. É importante também que a retrate a liberdade de expressão no qual gay, lésbicas vi e trans possam se expressar livremente. Não necessariamente é o extravagante que vai ficar bonito nos retratos, mas sim ser autêntico e natural. Quando fotógrafo meu cliente seja gay ou hétero eu sempre tenho cuidado de transmitir em minha arte algo real é natural, nunca coloco o gênero em primeiro lugar e sim o que estou tentando retratar no meu trabalho, em um contrato geral, alimento minha arte com naturalismo e realidade”, conclui.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo