Fiems e Câmara de Comércio acertam missão de empresários de MS à Índia em março

Foto: FIEMS/Divulgação

Uma missão empresarial sul-mato-grossense, liderada pela Fiems, irá à Índia em março deste ano para gerar novos negócios e ampliar a relação comercial entre Mato Grosso do Sul e o país asiático. Detalhes da viagem foram acertados nesta segunda-feira (30/01) durante encontro entre o presidente da Fiems, Sérgio Longen, e o presidente da Câmara de Comércio Índia Brasil (CCIB), Leonardo Ananda Gomes. O encontro foi realizado no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande, e contou com a presença de empresários e autoridades.

Ao agradecer a visita do presidente da CCIB, que também é cônsul honorário da Índia no Brasil, Sérgio Longen destacou que a missão representa uma grande oportunidade para as indústrias sul-mato-grossenses.

Entendemos que estreitar as relações comerciais com a Índia é um avanço importante para as indústrias do Estado. Discutimos uma missão agora em março até a Índia, com a participação do governo Estado e de algumas empresas do ramo de alimentos e bebidas. É muito importante avançarmos nesse comércio bilateral”, disse Longen.

O principal compromisso da missão empresarial será a visita a uma feira de alimentos e bebidas em Nova Déli, entre os dias 14 a 18 de março. Leonardo Ananda Gomes reforçou o convite ao empresariado local para conhecer as potencialidades econômicas da Índia. Essa missão representa o primeiro passo nessa imersão de Mato Grosso do Sul na Índia. Existe muita sinergia entre as duas partes, e tenho certeza de que a participação da Fiems e do governo do Estado nessa feira vai ser fundamental para o crescimento dessa relação”, afirmou o presidente da CCIB.

O secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, explicou como o governo do Estado tem atuado para fomentar a relação comercial entre Mato Grosso do Sul e a Índia.

As exportações industriais têm crescido muito, mas ainda temos uma relação pequena com a Índia, tanto de exportação como de importação. Um dos objetivos é diversificar a pauta de exportações e também atrair investidores indianos a Mato Grosso do Sul. Queremos ampliar mercado, ampliar investimentos e levar empresários sul-mato-grossenses a conhecer novos mercados. O Governo do Estado é parceiro da Fiems e da Câmara de Comércio Índia Brasil”, concluiu Verruck.

O acerto da missão é o desdobramento de um primeiro encontro entre representantes da Fiems e de empresários indianos, ocorrido em dezembro do ano passado.

Índia é o quarto maior comprador da indústria de MS

De acordo com o Radar Industrial da Fiems, a Índia é o quarto maior comprador da indústria do Estado, ficando atrás apenas da China, dos Estados Unidos e da Holanda. Em 2022, as vendas da indústria sul-mato-grossense para o mercado indiano alcançaram o equivalente a US$ 181,4 milhões, indicando crescimento de 325%, quando comparado com o mesmo período do ano passado.

Os principais produtos comprados de Mato Grosso do Sul pela Índia em 2022 foram óleo de soja bruto, açúcar e couro bovino. Já os principais produtos exportados pela Índia para o Estado no mesmo período foram produtos têxteis, máquinas, aparelhos elétricos e suas partes e produtos químicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo