Festival Gastronômico da Meia Maratona Wine Run destaca culinária caprina

Em parceria com o Sebrae, meia maratona dos vinhos leva os atletas-turistas a descobrir a rica culinária do Vale do Rio São Francisco.

Pratos à base de bode ganham sofisticação no Vale do São Francisco. – Foto: Tatiana Azeviche / Setur

Pratos à base de bode ganham sofisticação no Vale do São Francisco. – Foto: Tatiana Azeviche / Setur

São Paulo (SP) – O casamento entre carne de bode e vinhos finos pode surpreender quem visita o Vale do Rio São Francisco pela primeira vez. Mas a união entre o prato que domina as mesas dos nordestinos e a bebida produzida em plena caatinga vem ganhando ares de sofisticação em restaurantes de Petrolina (PE), Juazeiro (BA) e cidades próximas.

Em parceria com a Wine Run, meia maratona dos vinhos que vai agitar o vale entre 15 e 17 de novembro, o SEBRAE Juazeiro está organizando um festival gastronômico para mostrar aos visitantes toda a riqueza da culinária local.

O festival gastronômico do SEBRAE Juazeiro reunirá restaurantes das cidades que integram o Programa Bioma Caatinga (Uauá, Curaçá, Juazeiro, Casa Nova e Remanso). Durante a Wine Run, cada restaurante apresentará aos turistas um de seus pratos principais, sugerindo a harmonização com vinhos do Vale do São Francisco. “Queremos divulgar e estimular a culinária caprina e ovina, e aproximar a população local da cultura do vinho”, explica o analista gastronômico Carlos Araújo.

A expectativa é de que surjam ainda mais inovações entre os participantes, para fisgar os turistas durante a Wine Run. Atualmente, vários estabelecimentos já servem opções como fondue e pizza de bode. Pratos mais elaborados contam com o vinho como condimento ou como acompanhamento. De sabor intenso, a carne de bode também é apontada pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) como a mais magra, uma boa opção para quem busca uma alimentação saudável.

Carneiro ensopado, um dos pratos típicos do Vale – Foto: Rita Barreto / Setur

Carneiro ensopado, um dos pratos típicos do Vale – Foto: Rita Barreto / Setur

O pernil de bode ao molho de vinho, servido com pão, arroz ou purê de macaxeira, é uma das opções do Cravo e Canela (Alameda Buguenville, nº 380 – Centenário, Juazeiro (74) 3611-3512). O restaurante ainda oferece o carneiro ensopado na panela, carne também típica na região.

“Os dois pratos podem ser acompanhados por um vinho tinto do tipo cabernet ou syrah”, sugere a proprietária Raimunda Ferreira. São indicados, o Adega do Vale Brut, da Vinibrasil, e o Terra Nova Shiraz, da Miolo. Já o Armazém Caffé (Rua do Paraíso, 1-219 – Juazeiro (74) 3613-4688) tem no cardápio o filé de carneiro aos quatro queijos, o bode assado ou ao molho de vinho e o croquete de bode, servido como entrada.

“Juazeiro e Petrolina são procuradas para turismo de negócios, mas toda a região é muito bonita e cheia de opções. O fortalecimento do enoturismo, com a presença da Wine Run, é um coroamento de toda a nossa cultura”, afirma Carlos Araújo, do SEBRAE Juazeiro, lembrando que o Vale do São Francisco detém o maior rebanho de caprinos do Brasil. Apenas Casa Nova, na Bahia, conta com mais de 400 mil cabeças, enquanto Juazeiro e Petrolina somam, juntas, 300 mil cabeças.

A Wine Run

A Wine Run foi a primeira meia maratona brasileira a apostar no enoturismo, tendência já observada em competições internacionais como a de Lanzarotte (Espanha) e a Caminos Del Vino (Mendoza, Argentina), além do circuito Destination Races (Estados Unidos). Depois de duas edições na Serra Gaúcha, a Wine Run chega ao Vale do São Francisco, com a intenção de fortalecer as rotas do vinho no Brasil.

Corrida pelos parreirais – Foto: Revista ADEGA/Divulgação

Corrida pelos parreirais – Foto: Revista ADEGA/Divulgação

As inscrições podem ser feitas no site www.winerun.com.br e dão direito ao kit do atleta, medalha, buffet de massas, bolachas, suco de uva, água, mesa de frutas na arena de chegada, guarda volumes, traslado de ônibus, cronometragem com chip, simpósio técnico e palestras temáticas. Na inscrição, os competidores podem escolher entre a categoria individual (21 km), duplas (9,6 km e 11,4 km) ou trio (9,6 km e 5,2 km e 6,2 km).

Programação do evento

15 de Novembro, Hotel Oficial – Quality Petrolina

15 às 22 horas – Entrega de Kit

17h30 – Simpósio Técnico

18 horas – Palestra, Suco de Uva – “Efeitos benéficos do Suco de Uva para desportistas”

19 horas – Palestra, Vinho – “Degustação de vinho, introdução e conhecimento”

20 às 23 horas – Jantar de massas – Quality Petrolina

16 de Novembro

Traslado de ônibus (para atletas)

Locais de embarque: Quality Petrolina (PE) e Grande Hotel Juazeiro (BA)
06h15 – destino Largada, horário único de saída dos pontos de embarque

07 horas – destino Posto de Revezamento 1 e Posto de Revezamento 2 – horário único de saída

A organização não se responsabiliza pelo deslocamento dos atletas que não estiveram nos pontos de embarque no horário estabelecido

Largada: 8 horas na Fazenda Grand Valle (Fazenda Fortaleza) município de Casa Nova, Bahia

Chegada: Fazenda Ouro Verde (Vinicola Miolo) município de Casa Nova, BA

10 às 13 horas – Festa do Espumante na Arena de Chegada, na Fazenda Ouro Verde (Vinicola Miolo)

Luau no Rio São Francisco

17 horas – Por do Sol e Lual no Rio São Francisco passeio a bordo de catamarã (voz, violão e espumante), com limite de 50 pessoas
Forró Borbulhante

21 às 23 horas, Happy Hour – Armazém Café, Juazeiro, aberto ao público

Com realização da Zenith Marketing e da Revista Adega, a Wine Run 2013 é patrocinada pela Caixa Econômica Federal e conta com o apoio das vinícolas Miolo e Rio Sol, Prefeitura de Casa Nova/BA, Prefeitura de Juazeiro/BA, Prefeitura de Lagoa Grande/PE, Fazenda Fortaleza, APA, Adega do Corpo, Quality Petrolina e Pizzato.

Mais informações no site oficial: www.winerun.com.br, e na fanpage da Wine Run Brasil

Fonte: Wine Run Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo