Férias: Pra que te quero?

Na dúvida entre descansar ou se preparar melhor para o Enem e vestibulares, estudantes podem ficar com as duas opções.

Dormir sem ter hora para acordar, nada de aulas nem provas. Férias servem, sim, para descansar e recarregar as baterias. Mas, para quem se prepara para o Enem e vai disputar uma vaga em vestibulares concorridos nos próximos meses, o momento é de desacelerar, mas não deixar os motores esfriarem.

Ainda que seja normal uma desorganização nos estudos por conta da falta da rotina de aulas, é possível conciliar os estudos com lazer e diversão. Com anos de experiência no preparo de alunos para as provas, Ludio Silva, coordenador pedagógico do 3º ano Colégio Salesiano Dom Bosco, do está acostumado a lidar com os estudantes nessa fase e afirma que o ideal é dividir bem o tempo entre descanso e estudos.

“O recesso do meio do ano é curto e passa rápido. Se o aluno tiver duas semanas, por exemplo, o ideal é se desligar totalmente na primeira e começar de leve na segunda semana, para ir fazendo uma espécie de aquecimento para não demorar depois para entrar no ritmo. O segundo semestre costuma ser uma verdadeira maratona de estudos, puxada e desgastante”, afirma.

Além de prezar pelo convívio com amigos e familiares, Ludio defende que os estudos podem – e devem – ser diferentes.

 “Dá para fazer uma manutenção leve nos estudos, com leituras pedidas pelos vestibulares, ver reportagens especiais, revistas com assuntos atuais que poderão ser importantes para colher informações para a redação e a prova de conhecimentos gerais e atualidades. Mas a ideia principal é descansar, acumular energias para a reta final”, defende.

Separamos algumas dicas para que você possa aproveitar melhor o período das férias:

  1. Unir o útil ao agradável

Ler as obras literárias ou assistir peças de teatro com encenações originadas de livros que caem no vestibular, visitar museus e assistir filmes que abordam temas históricos e relevantes (como guerras, racismo, terrorismo, entre outros) ajudam a distrair a cabeça sem perder o contato com os conhecimentos importantes para o vestibular.

  1. Revisar

Fazer as provas de vestibulares anteriores serve como uma revisão e dará um bom diagnóstico sobre o que precisa ser mais focado no 2º semestre.

  1. Sono em dia

Virar noites e madrugadas acordado pode te fazer chegar ao final das férias de julho mais cansado do que quando elas começaram. O tempo de descanso é muito importante para que seu cérebro tenha uma boa performance e absorva o conteúdo. Invista tempo em horas saudáveis de sono, isso te fará iniciar o segundo semestre com força total.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo