Férias fora das telas: Especialista em educação dá dicas para atrair as crianças para a leitura durante as férias

Foto: Divulgação

O ano de 2023 se encerra com o Brasil apresentando baixo índice em relação à leitura. De acordo com o Pisa 2022 divulgado na última semana, o desempenho em leitura passou de 413 pontos, em 2018, para 410, em 2022. Metade dos estudantes brasileiros está no nível abaixo do básico em leitura, o que significa que eles têm dificuldade, por exemplo, de identificar informações explícitas em um texto.

Os dados podem ter relação com os hábitos de compra de livros, que caíram bastante. Pesquisa divulgada nesta semana pela CBL, a Câmara Brasileira do Livro, mostrou que 84% dos brasileiros não adquiriram nenhum livro em 2023.

Para melhorar esses índices, um dos caminhos é estimular a leitura desde a infância, que é o que acontece no Pró-Saber SP, organização social localizada em Paraisópolis. O Instituto tem como missão fortalecer a educação integral de crianças brasileiras por meio de experiências de leitura e brincadeira. Com seus programas educacionais, a organização já alfabetizou milhares de crianças na comunidade (ao longo de 20 anos, cerca de 50 mil crianças, jovens e familiares foram impactados. Esse número é maior que a população de 65% dos municípios brasileiros). As crianças dos programas leem/ouvem 100 livros por ano.

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