Famasul formaliza parceria com Embrapa para difusão de tecnologias

Presidente da Famasul, Mauricio Saito, recebe o chefe geral da Embrapa Gado de Corte, Cleber Oliveira – Foto: Famasul/Divulgação

Presidente da Famasul, Mauricio Saito, recebe o chefe geral da Embrapa Gado de Corte, Cleber Oliveira – Foto: Famasul/Divulgação

Se o produtor rural tivesse acesso às tecnologias produzidas pela Embrapa, o País não teria 50 milhões de hectares de solo para recuperar, sendo que desses, 9 milhões estão em Mato Grosso do Sul. A afirmação é do chefe geral da Embrapa Gado de Corte, Cleber Oliveira, durante formalização de parceria para difusão de tecnologias com a Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, na manhã desta quinta-feira (01), na Casa Rural.

Uma das três unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária no Estado, a Embrapa Gado de Corte é responsável por 92% das sementes de forrageiras tropicais cultivadas no Brasil e 70% das culturas do mesmo gênero nos países de clima tropical. “Em toda a fazenda de pecuária tem no mínimo uma tecnologia nossa, seja na genética, na suplementação animal, no controle de parasitas ou até mesmo nas boas práticas agropecuárias”, avalia o dirigente.

Porém, apesar de todo esse protagonismo, a barreira da dificuldade em levar informação ao produtor pesa contrariamente para implementação das melhorias nas propriedades. A parceria tem objetivo de aproximar a instituição de pesquisa da Federação e, por meio dela, dos 69 sindicatos rurais do Estado, os quais mantém o contato direto com o produtor.

Segundo Oliveira, a forma mais viável de difusão de tecnologias tem sido via parceiros como entidades representativas ou cooperativas, que permitam a pulverização das informações. “O desenvolvimento do setor agropecuária no Centro-Oeste se deve ao trabalho da Embrapa. Sem o envolvimento dos seus pesquisadores, jamais chegaríamos à qualidade de rebanho e aos recordes contínuos de produção agropecuária registrados na região”, avalia o presidente da Famasul, Maurício Saito.

Eventos – Durante a formalização da parceria, as duas instituições acertaram ação conjunta em dois eventos de difusão de informações e fomento à pesquisa. A primeira delas é o apoio da Embrapa para o Circuito da Pecuária de Corte realizado pela Famasul, com a primeira edição marcada para 6 de novembro, no município de Camapuã. Por outro lado, a Famasul será parceira na realização da Dinapec – Dinâmicas Agropecuárias, evento anual de difusão de tecnologias da Embrapa Gado de Corte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo