Exercícios físicos: cuidados para evitar mal-estar em dias quentes

Hidratação, alimentação equilibrada e proteção solar, são algumas dicas importantes

Foto: Divulgação

Com a chegada do verão, estação mais quente do ano, que oficialmente terá início amanhã (21), muitas pessoas decidem iniciar a prática de alguma atividade física. Outras, que já praticam, intensificam suas séries de exercícios. É nessa época também que os dias ficam mais longos e a vontade de se exercitar pode aumentar, mas isso pode causar sintomas desagradáveis devido ao excesso de calor.

Os motivos para essa sensação de mal-estar podem variar. “Pode estar associado a alguma condição de saúde do indivíduo, alimentação inadequada antes iniciar os exercícios, ou ainda por ele estar praticando atividade física em horários que não sejam muito indicados em dias mais quentes, por exemplo”, explica Danielly Amado Pedro, profissional de educação física da Unimed Campo Grande.

A profissional ressalta que mesmo em repouso os músculos produzem calor, e para manter a temperatura do corpo em condições saudáveis, o corpo acaba gastando mais energia, sobrecarregando alguns sistemas e podendo causar uma sensação maior que a habitual de fadiga durante a prática dos exercícios.

“Quando falamos em exercício físico e calor excessivo, temperaturas muito altas e tempo seco, tudo isso junto pode acarretar em sintomas relacionados à elevação da temperatura corporal além do normal, podendo causar cãibras, sudorese intensa, desidratação e até desmaios, e, em casos mais graves, hipertermia, insolação, exaustão e desidratação.

Por isso, especialmente em dias mais quentes, é preciso ter cautela. “Praticar exercícios físicos no verão não tem nenhuma contraindicação, mas deve-se tomar alguns cuidados importantes”, destaca a profissional.

Dicas 

– Escolha horários menos quente: até às 10 horas da manhã e após às 16h da tarde.

– Não exagere! Procure exercitar-se por até 45 minutos, 4x na semana.

– Hidrate-se antes e depois de exercitar-se.

– Mantenha uma alimentação saudável e equilibrada.

– Use roupas leves, que permitam a circulação livre do ar.

– Proteja o rosto com boné, chapéu, filtro solar e óculos de sol.

– Diminua a intensidade dos treinos e faça pausas mais longas em dias muito quentes.

– Busque orientação médica se você for iniciar qualquer tipo de exercício físico.

– Respeite seu corpo. Se estiver muito cansado ou com calor demais, deixe a atividade para o dia seguinte.

No mais, é se movimentar, sair do sedentarismo e praticar a atividade física que mais se identifique, adotando, com isso, um estilo de vida mais ativo e saudável e sempre respeitando os limites do seu corpo”, finaliza Danielly.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo