Eventos e turismo abrem oportunidades de trabalho em São Paulo

Festival The Town deve gerar demanda de 800 a 1.000 diárias para eventuais na capital, prevê divisão especializada em contratação para o setor de Hospitalidade da Gi Group Holding

A realização de grandes eventos e o crescimento do turismo estão abrindo oportunidades de trabalho para eventuais no estado de São Paulo. Um dos desafios, no entanto, tem sido encontrar profissionais qualificados que possam ocupar rapidamente as vagas.

A Gi Horeca, divisão especializada em serviços de contratação e gestão de mão de obra para o setor de Hospitalidade da Gi Group Holding, prevê que somente o festival The Town, que acontece de 2 a 10 de setembro no Autódromo de Interlagos, na capital paulista, crie uma demanda de 800 a 1.000 diárias.

Foto: Divulgação

Segundo Sérgio Ferreira, diretor da Gi Horeca, os números do evento representam uma alta de pelo menos 80% na demanda por diárias de eventuais que a empresa recebe semanalmente na capital – atualmente de cerca de 1.000 diárias. “O banco de talentos do Gi Group conta com um número suficiente para atender a média de diárias em São Paulo, mas a demanda extra para o evento exigirá mais pessoal. Por isso, estamos selecionando mais profissionais, e aqueles que entrarem para o banco de talentos terão diversas outras oportunidades de trabalho, especialmente no fim de ano, período em que a demanda também aumenta bastante”, afirma Ferreira.

A empresa busca profissionais na área de Alimentos e Bebidas (A&B), como cozinheiro, auxiliar de cozinha, cumim, garçom; e governança, como camareira e auxiliar de serviços gerais.

É importante que eles já tenham conhecimento e experiência no setor.

Sérgio afirma que os eventos vêm movimentando o mercado de trabalho para eventuais desde o início do ano na capital paulista. Para o Lollapalooza, realizado em março, por exemplo, o Gi Group contratou 709 diárias. Mas também há oportunidades em eventos e turismo no interior e litoral de São Paulo.

No primeiro semestre de 2023, houve crescimento de 50% de oportunidades em relação ao mesmo período de 2022, na capital, cidades do interior e litoral paulista. Se contarmos capital e cidades do interior, são atualmente cerca de 1.300 diárias por semana”, completa Ferreira.

Sorocaba e Atibaia

Em Sorocaba, por exemplo, um Hotel em um condomínio de luxo que é atendido pela Gi Horeca já gera de 80 a 100 diárias por semana e, com a inauguração de mais um hotel do mesmo grupo, prevista até dezembro, a expectativa é que esse número aumente. Por isso, a empresa está buscando na região profissionais como cozinheiro, auxiliar de cozinha, garçom e camareira, etc.

Em função do estilo do hotel, esses profissionais precisam ter pelo menos 1 ano de experiência no ramo. A exigência é para talentos especializados. É essencial ainda que esses profissionais apresentem boa comunicação. Os candidatos também precisam ter agilidade e saber respeitar hierarquia”, afirma Sérgio Ferreira, diretor da Gi Horeca.

Segundo Ferreira, a exigência por profissionais especializados dificulta o preenchimento de vagas. A empresa está buscando, por exemplo, candidatos da capital para atender em outros municípios. “Em Atibaia, por exemplo, há hotéis que contratam a Gi para buscar mão de obra em São Paulo. Além de qualificados, esses profissionais precisam ser da capital e ter disponibilidade para viagem até Atibaia”, explica o executivo.

Para se candidatar acesse: https://br.gigroup.com/candidatos/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo