Estudantes campo-grandenses ganham primeiro lugar em feira nacional de empreendedorismo jovem

Com ideia inovadora, jovens se destacaram ao escolherem um produto ecossustentável e com pegada regional.

Cintos foram alguns dos produtos feitos pelos jovens – Foto: Divulgação

Cintos foram alguns dos produtos feitos pelos jovens – Foto: Divulgação

Todos os anos a cidade de Luis Correia, no Piauí, é a casa da Findinexa Brasil, o maior fórum de jovens empreendedores do país, realizado pela Associação Junior Achievement do Piauí.

Durante uma semana os envolvidos participam de uma programação intensa como palestras, atividades em grupo ou individuais, simulação empresarial, simulação de bolsa de valores, bate-papo com empresários, atividades recreativas, entre outras. Todas elas são focadas em algum aspecto do que se considera parte da vida de um empreendedor como a liderança, o trabalho em equipe, a inovação, a motivação, a criatividade, como lidar com o risco, resolução de problemas, dentre outros.

Na primeira quinzena de outubro de 2015 foi comemorada a sétima edição do fórum, reunindo 200 jovens de 20 estados brasileiros e outros três países da América Latina.

Cintos foram alguns dos produtos feitos pelos jovens – Foto: Divulgação

Cintos foram alguns dos produtos feitos pelos jovens – Foto: Divulgação

Com uma ideia na cabeça e muito preparo para a execução, uma equipe de jovens de Campo Grande, de 15 a 17 anos, estudantes do Colégio Status, elaborou um projeto para ser apresentado na Findinexa Brasil: o Tyrebelt, um produto inovador e ecologicamente sustentável. Sob a orientação da Junior Achievement Mato Grosso do Sul, o grupo criou um cinto feito de pneus, um produto altamente sustentável feito a partir de pneus descartados. O sucesso foi tanto que a equipe ganhou o primeiro lugar na categoria Miniempresa.

Segundo Guilherme Gabriel, de 16 anos, presidente da miniempresa, a escolha do produto deu-se após muita pesquisa. “Nos inspiramos em um trabalho realizado na Europa e decidimos então dar um toque regional em alguns dos modelos, customizando-os com tecidos e estampas que remetem à temática do Pantanal, como onças e flores”, explica.

Cintos foram alguns dos produtos feitos pelos jovens – Foto: Divulgação

Cintos foram alguns dos produtos feitos pelos jovens – Foto: Divulgação

Com custo muito baixo, os cintos são feitos a partir de pneus doados por bicicletarias. Eles são cortados em vários tamanhos e lavados. Depois são pintados, customizados e por fim, são colocadas as fivelas.

Com modelos e tamanhos diferenciados podem ser usados por homens, mulheres e tem tamanhos infantis e adultos, ajustados de acordo com a cintura do cliente. O preço também é bastante econômico, com 20 reais já é possível adquirir um Tyrebelt.

Para Guilherme ter a oportunidade de fazer parte de um projeto como esse é uma experiência única. “Aprendemos e vivemos na prática como uma empresa funciona. Desde sua fundação ao seu fechamento. É uma chance de despertar o lado empreendedor dos participantes e isso, com certeza, trará bons reflexos no futuro”, afirma.

Sobre a JUNIOR ACHIEVEMENT 

Presente em mais de 120 países há 94 anos, a Junior Achievement é uma associação educativa sem fins lucrativos, mantida pela iniciativa privada, cujo objetivo é despertar o espírito empreendedor nos jovens, ainda na escola, estimulando o seu desenvolvimento pessoal, proporcionando uma visão clara do mundo dos negócios e facilitando o acesso ao mercado de trabalho. As atividades da Junior Achievement se desenvolvem através de programas educativos aplicados juntos aos estudantes em parcerias com escolas públicas e privadas, e com voluntários dispostos a compartilhar suas experiências e conhecimentos. No Mato Grosso do Sul, a Junior Achievement foi fundada em junho de 2005 pelo SEBRAE. Presente em Campo Grande, a Junior Achievement MS atendeu desde a sua fundação mais de 28 mil jovens, através de mais de 100 profissionais voluntários por ano e o suporte de 30 empresas parceiras, entre mantenedoras e apoiadoras.  Mantenedores da JAMS: Gerdau, Sebrae, Gráfica

Pontual, Senac, Agesa, Grupo Albuquerque, R.U Uniformes, Laboratório Renato Arruda/Grupo Sabin, Outback.

Fonte: Contexto Mídia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo