Estado Islâmico anuncia decapitação de espião russo na Síria

Vídeo divulgado pelo Estado Islâmico mostra a decapitação de um suposto espião russo - Foto: Rita Katz/Twitter/ Reprodução

Vídeo divulgado pelo Estado Islâmico mostra a decapitação de um suposto espião russo – Foto: Rita Katz/Twitter/ Reprodução

O Estado Islâmico anunciou nesta quarta-feira (02/12) a decisão de decapitar um cidadão russo preso na Síria. Ele foi detido e acusado de ser um espião.

De acordo com informações das principais agências internacionais, divulgadas agora a pouco, logo após o anúncio o prisioneiro russo foi decapitado por um jihadista, tendo o crime sido gravado em vídeo e divulgado na manhã desta quinta-feira (03/12) nas redes sociais.

Em russo, o jihadista disse que as tropas russas na Síria serão derrotadas, e que os soldados serão mortos. O vídeo mostrando a decapitação de um cidadão russo é o primeiro desde o início dos ataques aéreos de Mosco em território sírio.

No vídeo é possível ver um jihadista em pé segurando uma faca, e ajoelhado a seus pés um jovem cidadão russo barbado vestindo uma túnica laranja. Acredita-se que a vítima seja um soldado russo capturado.

O vídeo mostra ainda, uma declaração do jovem russo capturado, na qual ele afirma ter sido recrutado pelas autoridades russas com o objetivo de se infiltrar no Estado Islâmico na Síria para obter informações sobre o grupo e seus membros no Cáucaso.

A Rússia iniciou ataques aéreos na Síria em 30 de setembro deste ano, mas os mesmos eram feitos sempre contra os rebeldes sírios que tentam derrubar o presidente/ditador Bashar al-Assad.

Após os atentados em Paris, ocorridos em novembro deste ano, caças russos iniciaram uma série de ataques contra os jihadistas do Estado Islâmico, tendo os membros afirmado que iriam realizar atentados contra a Rússia e seus cidadãos.

O Estado Islâmico já reivindicou a execução deste jovem, e no passado havia reivindicado o assassinato de outros supostos espiões russos. Em janeiro deste ano, o grupo divulgou um vídeo que mostram um jovem jihadista matando a tiros dois homens árabes acusados de serem espiões russos.

Com informações das Agências Reuters e France Presse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo