Eslovênia fecha fronteira com a Croácia e instala cerca

O Governo da Eslovênia fechou a fronteira com a Croácia e instalou uma cerca de arame farpado para conter imigrantes.

Governo da Eslovênia determinou a instalação de cerca de arame farpado na fronteira com a Croácia, com o objetivo de impedir a entrada de imigrantes – Foto: Antonio Bronic/Reuters

Governo da Eslovênia determinou a instalação de cerca de arame farpado na fronteira com a Croácia, com o objetivo de impedir a entrada de imigrantes – Foto: Antonio Bronic/Reuters

O Governo da Eslovênia determinou na manhã desta quarta-feira (11/11) o fechamento de sua fronteira com a Croácia, e iniciou a instalação de uma cerca de arame farpada em toda a linha fronteiriça, com o objetivo de impedir a entrada de imigrantes, principalmente sírios, afegão e iraquianos, em seu território.

A decisão foi tomada pelas autoridades eslovenas um dia depois da adoção de medidas para controlar a entrada de imigrantes no país. A ordem agora é proibir e entrada de todos.

As autoridades eslovenas justificaram as medidas tomadas depois da previsão de chegada de 30 mil imigrantes nos próximos dias. Eles alegam que caso permitam a entrada deles, haverá um colapso no abastecimento.

Miro Cerar, primeiro-ministro da Eslovênia, um pequeno país de aproximadamente 2 milhões de habitantes, garantiu que em breve as fronteiras serão novamente reabertas, mas que infelizmente não é mais possível receber imigrantes.

O Exército Esloveno foi mobilizado e soldados encontram-se em campos da região de fronteira de Gibina (Nordeste), onde encontram-se instalados cerca de arame farpado. A ordem é impedir a entrada de imigrantes.

A imprensa eslovena e estrangeira flagrou a instalação da cerca de arame farpado. Alguns repórteres constataram que a cerca é muito baixa e que dificilmente deverá impedir a passagem dos imigrantes.

Ao todo, são 670 km de fronteira entre a Eslovênia e a Croácia, sendo essa uma ‘porta’ de entrada para os imigrantes que desejam chegar ao Norte da Europa.

A Eslovênia tornou-se a principal ‘porta’ de entrada depois que a Hungria fechou suas fronteiras em outubro deste ano.

A crise migratória será o tema principal de uma reunião que acontecerá nesta quinta-feira (12/11) em Malta, entre 28 membros da União Europeia (UE) e 35 representantes de países africanos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo