ESG na Agropecuária: Compromisso com a Sustentabilidade no Interagro 2023

Cada vez mais em evidência no cenário internacional, o ESG tem sido pauta constante quando o assunto é conscientização sobre os impactos ambientais e sociais em diversos setores, inclusive na agropecuária. O tema foi discutido durante a III edição do Interagro, evento promovido pelo Sindicato Rural de Campo Grande, Rochedo e Corguinho – SRCG, entre os dias 22 e 24 de junho.

Foto: Divulgação

Essa é uma pauta internacional na qual nosso setor está inteiramente comprometido, promovendo e adotando práticas que já são aplicadas pelo produtor rural, como a conservação ambiental, gestão eficiente dos recursos naturais, equidade e valorização de nossos trabalhadores, e valores como ética, transparência e responsabilidade nas práticas de gestão. Trazer esse tema para nosso evento é fundamental para que todos – Estado, produtores e empresas – estejam alinhados e caminhando lado a lado rumo a uma economia mais sustentável“, aponta o presidente do SRCG, Alessandro Coelho.

Apesar de ser um termo recente, muitas dessas práticas já são adotadas pelos produtores há algum tempo, como explicou a médica veterinária e membro do corpo técnico da empresa Servsal de nutrição animal, Ana Cristina Bezerra.

Na Australia, que é referência na produção pecuária, existem grupos de produtores que dentro da avaliação das propriedades, para classificar se elas são melhores ou piores, questionam a participação do produtor dentro de ambiente como escolas, igrejas, e qual é o trabalho social que essas pessoas fazem dentro das suas comunidades. Então não basta somente produzir bem, ele tem que participar da sociedade em que ele vive de forma ativa. Aqui no Brasil seguiremos pelo mesmo caminho, precisamos entender que quando participamos de ações, programas de redução de resíduos ou uniformizamos nossos funcionários, já estamos aplicando o ESG“, explica Ana.

O grande desafio está em mensurar as práticas do ESG. Para Ana, existem meios de certificar a aplicação dessas ações e existem entidades que trabalham nesse caminho. “Hoje temos a Mesa Sustentável, que é o antigo GTPS que já realiza esse trabalho de certificação e o AteG do Senar que possui um projeto em andamento nesse sentido. Pois são nessas pequenas ações cotidianas que já promovemos o ESG. Falta divulgar e cobrar que o que é feito seja mensurado pelas entidades e governos“, ressalta a veterinária.

A empresa possui diversas ações voltadas para a sustentabilidade, como o programa de logística reversa, no qual as embalagens são retornadas em troca de camisas para uso diário na propriedade, plano de resíduos sólidos e a assistência técnica que auxilia o produtor e sua equipe a otimizar o uso dos insumos na propriedade. Já no âmbito social, a empresa promove programas de segurança e vacinação para os colaboradores da empresa, além de apoiar ações como a Expedição Alma Pantaneira que leva assistência médica aos pantaneiros.

Interagro 2023

A III edição do evento consagrou o Interagro como um dos principais eventos do agronegócio de Mato Grosso do Sul. Com uma programação extensa para todos os tipos de público, o evento reuniu mais de mil pessoas durante os três dias. Ao final, o presidente do SRCG, Alessandro Coelho, confirmou a realização da 4ª edição em 2024

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo