Escola estadual de Campo Grande é semifinalista do Desafio Liga Jovem promovido pelo Sebrae

Iniciativa do Sebrae e do Instituto Ideias de Futuro teve a participação de cerca de cinco mil estudantes de todo o país

Foto: Divulgação

A Escola Estadual Coração de Maria, de Campo Grande, é uma das classificadas na semifinal do Desafio Liga Jovem, representando Mato Grosso do Sul. O desafio é uma competição nacional realizada pelo Sebrae, em parceria com o Instituto Ideias do Futuro, que reuniu pelo menos cinco mil estudantes inscritos entre o 9° ano do Ensino Fundamental e 3° ano do Médio de todo país.

A gestora estadual do programa Educação Empreendedora do Sebrae/MS, Priscila Veloso, destaca que a iniciativa tem como objetivo promover o desenvolvimento de competências empreendedoras nos jovens. “O desafio vem como uma forma dos jovens terem acesso ao empreendedorismo e inovação. Nesse sentido, as escolas também têm a oportunidade de conhecer através desses alunos o trabalho que o Sebrae realiza na área da educação, estimulando o protagonismo, para que eles sejam criadores de soluções para os desafios da sociedade”, disse.

O projeto classificado é o “Finan”, que tem como integrantes os alunos Alvaro Antonio Dos Santos Jesus Neto, Julia Elisa Castelheira Cominesi, Pâmela Silva dos Santos, Yasmin Bogarim Da Silva, Ivan Carlos da Silva Pereira. A professora Carolina Teixeira Laranjo Breda, que acompanha essa jornada, ressalta que o projeto surgiu de forma genuína através de pesquisas e ideias dos próprios estudantes.

“Os alunos foram os protagonistas, foram eles que fizeram as inscrições e tiveram todas as ideias e ações. O primeiro desafio foi escolher, entre os problemas percebidos, qual teria maior relevância frente a proposta do desafio. O projeto Finan é um app sobre educação financeira, que tem como público-alvo jovens de 15 a 25 anos que gostam de inovação, jogos e tecnologia. O grupo acredita que através da educação financeira é possível que futuramente esses jovens tenham maior estabilidade financeira evitando assim endividamentos e protestos”, detalhou.

Desafio

A proposta do desafio é desenvolver uma solução transformadora e utilizar algum tipo de tecnologia, como um aplicativo, site, jogo eletrônico, redes sociais, plataforma ou outras tecnologias. Ao longo da ação, que teve início em novembro do ano passado, foram realizados 600 pitches – apresentações rápidas dos projetos participantes -, além de dezenas de palestras, oficinas e mentorias para apoiar os estudantes na criação e no desenvolvimento das soluções.

Os 100 grupos aprovados nessa semifinal apresentarão seus projetos em São Paulo, entre os dias 20 e 25 de março. O roteiro dos estudantes passa pela Faculdade Sebrae e pelo Bossa Summit 2023, o maior evento do Brasil dedicado a startups e investidores, onde serão anunciadas as seis equipes vencedoras.

As seis equipes vencedoras do Desafio Liga Jovem receberão uma viagem para Madrid, na Espanha, para uma vivência de inovação. A viagem terá duração de até 10 dias e com as despesas cobertas como passagens, hospedagens, traslados, alimentação, passeios e monitoria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo