Empresas acolhem a maternidade e proporcionam experiência mais positiva às colaboradoras gestantes

Aproximando-se do final da licença maternidade, Lorena Ferreira Fernandes, 29 anos, comemora mais uma etapa concluída com sucesso. Agora, com quase seis meses do nascimento do seu primeiro filho, Miguel, a nova mamãe se prepara para os próximos desafios – introdução alimentar, creche e seu retorno ao trabalho.

Crédito: Freepik

Essa é a hora que o coração de toda mãe aperta. Mas, quando penso em retornar, tenho a sensação de que estou voltando para casa, para um lugar que me faz bem e feliz”, declara. Há mais de quatro anos na área de Recursos Humanos do Sabin Diagnóstico e Saúde, Lorena encontrou na empresa mais uma força para a sua rede de apoio.

Quando chegou o momento, eu tive certeza de que estava no melhor lugar de trabalho para viver esse sonho de ser mãe. Apesar de tudo novo para mim, eu estava tranquila, porque sabia que estava bem amparada. O fato de não ser julgada e ser cuidada o tempo todo, tanto no aspecto físico quanto mental, foi fundamental nesse processo”. Durante toda essa jornada, a Lorena foi impactada pela estratégia de gestão de pessoas chamada Saúde em Dia, uma iniciativa do Grupo Sabin.

A empresa em que Lorena trabalha conta com mais de 7.000 colaboradores, sendo 77% formado por mulheres. A diretora Administrativa e de Pessoas do Grupo Sabin, Marly Vidal, explica que a promoção da saúde também acontece no âmbito interno, de forma integral e permanente. “Como uma organização de saúde, nós valorizamos ainda mais a qualidade de vida das pessoas. Por isso, entendemos que precisávamos levar essa visão para dentro da nossa própria estrutura. Nós cuidamos do colaborador para que ele tenha condições de cuidar do nosso cliente”, pontua.

E a maternidade tem um olhar especial dentro desse cuidado. Para quem ainda vê a licença maternidade com preconceito, ela, que tem mais 5.300 mulheres na organização que comanda, é categórica. “Basta planejar e fazer a gestão. Mulheres são um ativo de valor para os negócios e, com uma rede de apoio também no ambiente profissional, são capazes de desempenhar os papéis que quiserem, com resultados surpreendentes”.

Entendemos que esta é uma fase especial na vida das mulheres. Seja como mães biológicas ou por adoção, este período envolve muitas emoções, descobertas e aprendizados. Por isso, oferecemos às mães que trabalham conosco segurança, acolhimento e benefícios”, explica a diretora de Pessoas.

Dentro dessa estratégia, foi desenvolvido o Programa Gestação, uma ação que integra palestras mensais, com obstetras e outros especialistas, sobre diversos temas que envolvem o universo materno, como gestação, parto, pós-parto e saúde mental. As gestantes que completam todo o acompanhamento recebem um presente especial com itens de recém-nascido para o bebê que vai nascer.

Entre as vantagens que a empresa oferece está a licença-maternidade estendida, no qual são dispostos os 120 dias, em conformidade com a lei, e mais dois meses, totalizando 180 dias de acompanhamento materno na fase inicial do bebê, havendo a possibilidade ainda do gozo de férias na sequência.

Além disso, há uma série de benefícios diferenciais: plano de saúde com coparticipação, com cobertura do parto pelo convênio; auxílio alimentação durante a licença maternidade; auxílio enxoval; auxílio creche até os 12 meses do bebê. E, com o início da vida escolar dessa criança, o Sabin organiza a compra coletiva de material para obter descontos que fazem diferença no orçamento doméstico dos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo