Empresário deve inaugurar este ano em SP nova fábrica de discos de vinil

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os amantes e fãs dos antigos discos de vinil tiveram uma ótima notícias esta semana, a retomada da fabricação através de duas fábricas que estão sendo instaladas no Brasil.

Uma delas será instalada na Região Central de São Paulo, no Bairro da Barra Funda, e contará com sete máquinas que eram da antiga gravadora e fábrica Continental, já desativada. A antiga fábrica fechou há cerca de 20 anos.

Segundo o empresário brasileiro Michel Nath, responsável por uma das novas fábricas, os antigos equipamentos foram recuperados e receberam componentes digitais novos. A instalação terá capacidade para produzir em média 150 mil discos de vinil por mês.

A nova empresa deverá se chamar ‘Vinil Brasil’ e voltará a prensar os antigos discos de vinil (bolachões). Os antigos equipamentos haviam sido retirados da antiga fábrica Continental e estavam abandonados em um ferro-velho, quando foram descobertos, adquiridos e recuperados.

Michel Nath e Luiz Bueno - (Foto: Gustavo Pitta)

Michel Nath e Luiz Bueno – (Foto: Gustavo Pitta)

“Foi incrível resgatar essas máquinas abandonadas, parecia que estávamos diante da tumba de um faraó, ou descobrindo um navio viking congelado em um iceberg”, disse Michel Nath em entrevista para o Site Noize.

Ainda segundo Michel Nath, a Indústria Vinil Brasil estará a “serviço da música”. “Quero causar uma revolução no mercado fonográfico brasileiro. Quero que a qualidade dos discos de vinil suba e que o preço baixe, para que mais pessoas possam ter acesso ao produto”, declarou o empresário.

Acredito que o vinil deve ser valorizado de verdade, porque o som é realmente melhor do que em qualquer outra mídia. Não quero que seja visto apenas como algo cool [frio]”, concluiu Michel Nath.

Atualmente existe no Brasil uma única empresa que fabrica discos de vinil, a Polysom, localizada no Rio de Janeiro. A fábrica produz cerca de 10 mil unidades por mês.

Dados da Consultoria Nielsen revelam que em 2015 as vendas de discos de vinil no Brasil subiram cerca de 30%.

Com informações das Agências Estado e Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo