Empresa de Campo Grande realiza primeira exportação para a Suíça com apoio do Sebrae

Com qualidade e sabor inigualáveis, castanha de baru é um dos produtos da bioeconomia encontrados em Mato Grosso do Sul

Foto: Divulgação

A empresa sul-mato-grossense PPM Nutracêuticos, de Campo Grande, fundada pelo empresário Claudeci Vieira da Silva, atua no mercado de alimentos funcionais, nutrição esportiva e suplementos minerais e vitamínicos, e vem conquistando espaço no mercado internacional unindo a bioeconomia do Cerrado e do Pantanal sul-mato-grossense. Com o apoio do Sebrae/MS e do Centro Internacional de Negócios (CIN) do Sistema Fiems, o empreendimento realizou sua primeira exportação para a Suíça, processando a castanha de baru coletada nos biomas.

Os produtos foram carregados pela transportadora para serem levados à Suíça nesta quinta-feira (9). Até então, a castanha de baru não possuía um processo de torrefação e embalagem adequados para este procedimento. Por meio da parceria com as instituições, a empresa teve a oportunidade de capacitar seus colaboradores e realizar toda a adequação necessária para chegar a este resultado. Segundo o empreendedor Claudeci da Silva, a vontade de expandir os negócios sempre esteve presente. “Sempre tive o sonho de vender para fora do Brasil, de ter produtos com a qualidade que nós produzimos sendo levados para fora”, comentou.

Durante o processo de internacionalização, a PPM Nutracêuticos teve o apoio de outro empreendimento: Florestas Brasil, em Miranda, que atua na comercialização de produtos sustentáveis para dar perspectivas a moradores locais. Foi esta organização quem coletou a castanha de baru. No rótulo do produto, é possível observar que a produção foi feita em parceria com indígenas da etnia Terena, presentes no município, além das mulheres do Assentamento Monjolinho, localizado em Anastácio.

A PPM Nutracêuticos realizou então o processamento, e com a tecnologia da empresa, foi possível torrar e embalar o produto para a exportação. Segundo a consultora do Sebrae/MS, Andréa Afif Elossais, que acompanhou a PPM Nutracêuticos desde o início na estruturação para o ingresso no comércio internacional, a união da visão empreendedora e novas tecnologias junto ao trabalho das comunidades locais do Cerrado, que coletam a castanha de baru, resultou em melhoria na renda para os envolvidos e na preservação da natureza.

“Tudo isso possibilitou a realização dessa primeira exportação, da empresa PPM Nutracêuticos, trazendo benefícios a toda cadeia, desde a extração, produção e venda, proporcionando perspectivas positivas de continuidade nas vendas para o mercado internacional”, declarou a consultora.

Com uma visão empreendedora, Claudeci da Silva e sua equipe conseguiram transformar um sonho em realidade e, ao mesmo tempo, contribuir para a conservação do meio ambiente e a promoção da saúde através de produtos naturais de alta qualidade. “Nosso estado é rico em extrativismo. Então, a gente tem muita coisa para aproveitar na floresta em pé”, destacou.

“Fiquei admirado, de fato, pela conservação da floresta em pé. Por exemplo, podemos extrair bacuri, macaúba, jatobá. Aproveitando a floresta, conservando a floresta, e aproveitando o melhor dela, que são os frutos, e levando saúde para as pessoas”, complementa o empresário.

Apoio do Sebrae à Bioeconomia

O Sebrae/MS tem se destacado por sua atuação em auxiliar empresas que trabalham com produtos de insumos nativos nos biomas Pantanal e Cerrado, assim como em apoiar as produções com características que mostrem a regionalidade e cultura do estado. Com a indicação de fornecedores de matérias-primas, orientações técnicas e subsídio na análise de produtos, a instituição tem sido uma grande parceira das empresas dessa área.

Uma das principais ações desenvolvidas pelo Sebrae/MS para os empresários do setor é a inserção deles no mercado, conectando-os com o público consumidor e parceiros comerciais. Isso tem sido especialmente importante para empresas como a PPM Nutracêuticos, que realizou a primeira exportação. Esse tipo de iniciativa ajuda a fortalecer a economia local, promove a bioeconomia do Cerrado e do Pantanal sul-mato-grossense e mostra ao mundo o potencial da região em termos de produção sustentável.

Para mais informações sobre as ações do Sebrae/MS, entre em contato pela Central de Relacionamento no número 0800 570 0800, ou visite o portal ms.sebrae.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo