Em Portugal, gestores da Fiems lançam programa de apoio para internacionalizar startups de MS

Gestores da Fiems

Foto: Divulgação

Startups sul-mato-grossenses terão oportunidade de se capacitar para fazer negócios no exterior. Esse é o objetivo do Programa Startup MS Global, que envolve parceiros nacionais e internacionais. Nesta segunda-feira (31/10), foi realizado o lançamento do programa, com a participação de representantes do Sistema Fiems, na cidade de Ílhavo, região de Aveiro, em Portugal.

Na ocasião, foi assinado o termo de parceria entre Sesi, Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul) e Parque de Ciências e Inovação (PCI), de Portugal. O Sesi será responsável pela seleção, capacitação e monitoramento das startups, enquanto que a Fundect oferecerá bolsas de incentivo e o PCI ficará encarregado pela incubação e conexão internacional dessas empresas.

A missão da Fiems em Portugal é formada pela vice-presidente da entidade, Cláudia Volpini; o diretor tesoureiro, Altair da Graça Cruz; o chefe de gabinete da presidência, Robson Del Casale; o superintendente regional do Sesi, Régis Borges; o gerente da Startup Sesi, Odilon Moura; entre outros. Também integram a comitiva o diretor-presidente da Fundect, Márcio de Araújo Pereira, e representantes da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e da Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial).

Cláudia Volpini falou da expectativa positiva com os frutos que devem ser gerados por meio dessa parceria. “Queremos dar às indústrias a oportunidade de crescimento, de troca de tecnologia e de internacionalização. Essa parceria vem ao encontro de tudo o que nós buscamos, que é a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores e o engrandecimento de nossas empresas”, afirmou.

Régis Borges enalteceu a atuação de órgãos e entidades que contribuíram para a formalização dessa parceria. “Quero agradecer ao o presidente Sérgio Longen, que tem dado apoio nessa trajetória por meio do Sistema Fiems, e também ao governo do Estado, por meio da Fundect e da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), que estão fazendo investimentos no projeto, além da Embrapii e da UFMS, que serão os braços operacionais da gestão dos recursos que estão sendo viabilizados.

Robson Del Casale enumerou os principais indicadores econômicos de Mato Grosso do Sul para ressaltar a importância da parceria entre brasileiros e portugueses. “Nosso Estado é o mais promissor do país, com destaque na produção de grãos, proteína e celulose. A indústria contribui com uma fatia importante para o PIB estadual, e o segmento está recebendo cerca de R$ 50 bilhões em investimentos privados. A Fiems tem muito a oferecer e a aprender com os colegas do PCI. Viemos buscar uma cooperação de fato, trocando experiências de inovação e tecnologia. Se conseguirmos fazer chegar às indústrias essa transferência de tecnologia, então nosso papel será cumprido”, afirmou.

Em breve, será lançado o edital com detalhes sobre a participação de interessados no Programa Startup MS Global. Odilon Moura detalhou como será o funcionamento do projeto. “Vamos selecionar cinco startups baseadas em Mato Grosso do Sul, que receberão subsídios para ficar em Portugal durante um ano e iniciar seus negócios na Europa. Essas empresas terão oportunidade de residir no PCI, fazer negócios por meio de todo o ecossistema de inovação fomentado pelo PCI e alcançar novos mercados a partir daqui. Antes disso, no Brasil, essas empresas vão receber suporte e capacitação sobre internacionalização”, explicou.

O grupo permanece na Europa até 6 de novembro para participar da Feira Web Summit 2022, a principal conferência de tecnologia do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo