Eleições 2016: Pesquisa em MS aponta que eleitor exigirá honestidade e experiência administrativa

Ao Norte de Mato Grosso do Sul a Companhia de Pesquisa constatou que nas eleições para prefeito de 2016 a população vai optar por candidatos com experiência administrativa e que a honestidade será requisito para receber os votos da região. Os 438 entrevistados nas cidades de Costa Rica e Figueirão também apontam para uma acentuada queda na popularidade da presidente da República, Dilma Rousseff, cuja aprovação não passa de 12% nos dois municípios. As entrevistas foram realizadas entre 20 e 22 de agosto, com pessoas de todas as classes sociais e níveis de escolaridade.

Ao elencar as prioridades para a próxima gestão, a maioria dos entrevistados em Costa Rica, 34%, espera por um prefeito honesto, já em Figueirão o percentual sobe para 39%. Ambos municípios tiveram seus atuais prefeitos avaliados na pesquisa, com índices expressivos de aprovação, assim como do atual governador Reinaldo Azambuja. Em seu terceiro mandato, o prefeito Waldeli dos Santos Rosa, recebeu 80% de aprovação, e Rogério Rosalin, em Figueirão, apesar de apenas cinco meses de atuação, recebe aprovação de 60%.

Questionado sobre os resultados e a preferência dos eleitores para 2016, o prefeito de Figueirão, Rogério Rosalin, destaca que o cenário político nacional e o índice de corrupção passam a refletir no comportamento eleitoral. “Com o volume de ações ilegais vindo à tona nos últimos meses, a população passa a exigir experiência atrelada ao comprometimento”, pontua. Sobre sua aprovação em curto período, justifica com o controle dos gastos da máquina pública. “Com gastos retidos e revisão e atualização de impostos como o ITR e IPTU, é possível desenvolver ações que impactam diretamente no resultado financeiro da máquina pública, com retorno que é imediato para a população e para a gestão. Como os recursos do município são mínimos, a experiência administrativa faz a diferença na hora de fazer mais, com menos”, finaliza Rosalin.

Apesar da maioria dos eleitores preferirem que o novo prefeito tenha perfil relacionado à honestidade, quando confrontado com a experiência política, optam por competência em detrimento da honestidade. Em Costa Rica 50% dos entrevistados vão optar em 2016 por um candidato que já tenha comprovado ser competente em sua vida particular, enquanto que em Figueirão essa é a preferência de 47%.

A pesquisa contatou também que a população ao Norte do Estado é quase unânime em preferir experiência em vez de políticos de primeira viagem. Apenas 18% votaria em alguém totalmente novo na política, na cidade de Costa Rica, percentual que em Figueirão é ainda menor, 16%.

Além dos números acima os entrevistados também avaliaram a atuação dos vereadores de suas cidades e dos deputados estaduais de Mato Grosso do Sul, e preferência partidária. Nos dois municípios PMDB é o melhor avaliado e o PT o mais rejeitado. Entre os deputados mais atuantes, na região, Júnior Mochi lidera o ranking.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo