Educador sul-mato-grossense comporá a ABE – Academia Brasileira de Educação

Atuante na educação há mais 50 anos em MS, Pedro Chaves dos Santos filho chega à ABE

Pedro Chaves dos Santos Filho – Foto: Arquivo particular

Natural de Campo Grande/MS, filho dos imigrantes Pedro Chaves e Joana Mendes dos Santos, o professor, político, produtor rural, escritor e ex-senador de república triplica a sua imortalidade. Membro da Academia sul-mato-grossense de Letras desde dezembro de 2017, Pedro Chaves, assim afetivamente conhecido pela sociedade, chega à ABE – Academia Brasileira de Educação após vencer – em votos – o vice-presidente da PUC-RJ, professor Sérgio Bruni, na ocasião, o mais votado. A posse acontecerá no próximo no dia 20/03/2023 cuja solenidade receberá diversas autoridades na antiga capital brasileira, o Rio de Janeiro. Após a confirmação de várias personalidades na noite solene, o professor tomará posse como imortal na distinta instituição centenária.

A imortalidade do experiente educador se triplica, pois, vencer em tempos remotos, como por exemplo, apostar na educação de uma cidade que na época ainda era município do estado de Mato Grosso (uno) de fato, não era para qualquer empreendedor. Ladeado dos irmãos, professor Plínio Mendes e sua irmã, professora Therezinha dos Santos Samways, encontrar razões para concorrer com o destino, não foi, em nenhum momento, motivo para perecer.

Essa educação de vanguarda, bem como a sua perseverança, edificou na história de Mato Grosso do Sul um divisor de águas pelo amante exercício em prol da educação e, de geração em geração, Pedro Chaves é sempre prestigiado por secretários que atuam na educação.

Da esquerda para a direita: Prof. Dr. Fábio do Vale, Pedro Chaves, o Secretário Municipal de Educação professor Lucas Bittencourt, Neca Chaves Bumlai e Fernando Bumlai, Diretores da Faculdade Insted – Foto: Divulgação

Na história de Pedro Chaves, construindo junto, sendo sempre parceira e também empreendedora nos negócios da família, importante peça em sua vida em todos os momentos, sua esposa, professora Reni Domingos dos Santos, trilhou juntamente a Pedro novas perspectivas e conquistas na educação sul-mato-grossense propositando novos destinos cujo produto maior era o amor, das salas improvisadas no início da profissão, a um legado imensurável de quem se consolidou em família para transformar tantas outras.

Das grandes revoluções educacionais, a criação da MACE – Moderna Associação Campo-grandense de Ensino em 1969 e do Centro de Ensino Superior de Campo Grande (CESUP) em 1974, que se consolidaram quando na década de 1990 a grande ascensão para a UNIDERP – Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal, trouxe inovação na disseminação educacional com transmissão via satélite, inicialmente para o interior do estado e depois para o restante do país. Não foi apenas um passo dos empreendimentos familiares, mas da história de Mato Grosso do Sul construída através da educação como elucidou o Secretário Estadual de Educação professor Hélio Daher destacando a distinta participação do professor Pedro Chaves.

Da esquerda para a direita: Prof. Dr. Fábio do Vale, o Secretário Estadual de Educação professor Hélio Daher, Neca Chaves Bumlai e Pedro Chaves – Foto: Divulgação

A consagração de Pedro Chaves na educação tomou esfera nacional quando – após assumir uma cadeira no Senado Federal – foi designado para a relatoria do Novo Ensino Médio. Esse desafio nacional foi delineado pelas mãos do educador sul-mato-grossense que – com exímio projeto – teve ampla aprovação no parlamento brasileiro. Esses predicados de quem ainda busca esperançar e transformar com e por meio da educação, não teve fim após o encerramento do seu mandato no Senado Federal.

Transferindo seu legado e buscando ainda mais contribuir para a comunidade educacional contemporânea, Pedro Chaves uniu forças com sua filha Neca Chaves Bumlai e juntos fundaram a Faculdade Insted em 2019, instituição que neste ano de 2023 completa 5 anos de atividade nos ensinos de graduação e pós-graduação. Nessa enseada, Pedro Chaves, Neca e seu esposo, também diretor, Fernando Bumlai, têm conduzido e ofertado novos caminhos qualitativos à educação sul-mato-grossense.

O comprometimento educacional e as sólidas contribuições dispostas levaram Pedro Chaves à seleta casa brasileira dos imortais da educação, disposição que não se antagoniza ao seu merecimento, pois, ao tomar posse no dia 20/03/2023, Pedro Chaves levará para o coração da ABE, raízes fronteiriças do nosso estado pantaneiro de bi fronteira com a Bolívia e o Paraguai, na certeza motivadora de que cada brasileiro(a) pode contribuir para cultura, história, ciência e educação do nosso país.

Professores Fábio do Vale e Pedro Chaves – Foto: Divulgação

Vocacionado para diversos setores da sociedade a grande referência de Pedro Chaves – indubitavelmente – é na educação. A chegada à Academia Brasileira de Educação pode parecer tardia, contudo, vencer a acirrada eleição para uma cadeira na ABE em um país com dimensões continentais como o Brasil e com tantos candidatos e candidatas capazes, é deveras uma vitória implacável e certamente nos leva à reflexão de que chegar à ABE ineditamente representando Mato Grosso do Sul é um convite para que os(as) demais educadores(as) de estados e municípios ainda não representados, sentirem-se encorajados a transformarem suas vidas e também se tornarem referência na educação como tem feito o professor sul-mato-grossense. E como preconiza Pedro Chaves “o melhor ainda está por vir, tenho vivido a metacognição, aprendendo a aprender, esse tem sido o meu combustível”, conclui com entusiasmo a sua eleição à Academia Brasileira de Educação – ABE.

Pedro Chaves ocupará a cadeira de número 32 que tem como patrono o acadêmico Medeiros e Albuquerque. Anterior à sua eleição, a cadeira era ocupada pelo educador, filósofo e escritor Tarcísio Padilha e a agora será do novo imortal, Pedro Chaves do Santos Filho inaugurando a participação de Mato Grosso do Sul na ABE.

*Fábio do Vale (Colunista desta página) é Doutor e Pós-doutor em Estudos de Linguagens pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, escritor e pesquisador. Graduado em Letras e Pedagogia. Coordenador Pedagógico da Faculdade Insted, membro do NECC – Núcleo de Estudos Culturais Comparados – UFMS. Pós-doutorando na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – USP e, também, pós-doutorando em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Professor, pesquisador e escritor, atua nas práticas investigativas pós-coloniais e descoloniais com ênfase na América Latina, educação cultura, criticidades e literatura comparada. Editor-chefe da RECAM – Revista Camalotes periódico científico da Faculdade Insted.

E-mail: professorfabioletras@gmail.com

Um Comentário sobre “Educador sul-mato-grossense comporá a ABE – Academia Brasileira de Educação”

  1. Rodrigo Avelar disse:

    Belíssimo trabalho parabéns ao professor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo