É nesse domingo! Vanderlei Cordeiro de Lima retorna a Maratona de Atenas

Olympikus leva o herói do esporte brasileiro ao palco de sua maior conquista, Vanderlei Cordeiro de Lima participa da Maratona de Atenas, após 19 anos da Medalha Olímpica

Vanderlei Cordeiro de Lima, no BPC Olympikus Costa do Conde – Crédito: Brskphoto

O ano de 2004 ficou marcado para sempre na história do atletismo e do Brasil. Nos Jogos Olímpicos de Verão, em Atenas, Vanderlei Cordeiro de Lima fez história e ganhou a primeira e única (até o momento) Medalha Olímpica em Maratona de um brasileiro. Foi o bronze mais dourado que uma nação inteira já viu. E, além disso, conquistou a maior condecoração de cunho humanitário-esportivo que um atleta pode receber, a Medalha Pierre de Coubertin, do COI – Comitê Olímpico Internacional, devido a seu desempenho nesta prova, pela forma como lidou com o ocorrido e ainda levou o Bronze. O atleta é o único latino-americano outorgado com essa medalha no esporte. E, agora, em 2023 e 19 anos depois, a saga será reconstituída, ele aceitou o desafio proposto pela Olympikus, maior marca de calçados esportivos do Brasil e do qual ele é embaixador, de voltar a correr a maratona de Atenas, no próximo dia 12 de novembro.

Crédito: Fractal

Currículo de campeão – Outras grandes conquistas também marcaram sua carreira como atleta. Ele é ex-maratonista brasileiro, foi campeão da Maratona de Tóquio (1996), bi-campeão dos Jogos Pan-Americanos (1999 e 2003) e campeão da Maratona Internacional de São Paulo (2002), onde além do 1º lugar, fez o melhor tempo de um brasileiro em uma maratona no Brasil, 2:11.19, ainda não alcançado até hoje.

Vai ser um grande desafio esse retorno à Maratona de Atenas. Eu sempre tive uma imensa vontade de voltar a participar dessa prova, que fez parte da minha vida e da minha história. Então, comentei com a Olympikus sobre esse desejo e eles propuseram o desafio, que eu aceitei prontamente e muito feliz. Essa edição vai ser de uma maneira muito diferente, mas só de sentir o prazer de estar na prova, já fico numa grande expectativa“, conta Vanderlei, aos 54 anos, que está com uma rotina de treinos intensa ao lado do seu treinador Ricardo D’Angelo, que retornaram para Paipa, na Colômbia, local onde se preparou em 2004.

O embaixador do Time do Corre já teve um passado vitorioso em parceria com a Olympikus. A marca foi sua parceira na conquista da Maratona Int. de São Paulo, em 2002, e hoje traz para seu time de atletas o grande ídolo como embaixador. “A gente passa a viver um lindo ciclo com o Vanderlei. Como uma marca brasileira que reconhece a brilhante trajetória dele, queremos ajudar a contar a história para as novas gerações e transformar o ídolo em herói“, conta Márcio Callage, diretor de marketing da Olympikus.

Em julho deste ano, Vanderlei marcou presença na SPCity, em São Paulo / Brasil, onde fez seu grande retorno às provas e contou com a presença de 12 atletas do Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima, sediado em Campinas, espaço que tem como objetivo proporcionar a prática lúdica do atletismo, aliada às atividades educativas e culturais, com crianças e adolescentes dos 6 aos 18 anos. Os jovens do IVCL se revezaram ao longo do percurso para acompanhá-lo até a linha de chegada.

Crédito: Fractal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo