É Luta, Jogo ou Gingado?

É dança? É jogo? É luta? É tudo isso ao mesmo tempo?  O que dizer se a resposta certa é que é justamente isto que a faz e a torna tão complexa, tão rica, tão surpreendente E Campo Grande conta com o Grupo de Capoeira Roda de Bamba, hoje, Escola de Capoeira Roda de Bamba, foi criado pelo Mestre Leandro Busanello de Araújo e seus alunos, em Campo Grande – MS, Brasil. Leandro iniciou sua vida na Capoeira com 11 anos em meados de 1997. Aluno do Mestre Liminha graduou-se como professor em 2005. No ano seguinte já montou seu próprio local de treinamento em junho/julho de 2006 e desde então está firme com seus alunos. Trocou o curso de Direito pelo de Educação Física na intenção de unir o mesmo à Capoeira. E na necessidade de se manter na Capoeira criou seu próprio grupo de nome ‘Capoeira Roda de Bamba’, que com sua consolidação se tornou à “Associação de Capoeira Roda de Bamba”, que tem como intuito agregar valores e propiciar melhores condições para o estudo, fomento; desenvolvimento da arte, da luta e dos integrantes.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Atualmente conta com o apoio dos formados e professores João Paulo Abdalla, Alex da Costa, Ettore Batalha, Kaique Moura, Murilo Gadelha e Alessandro Riquelme, espalhados em núcleos educacionais exercendo os objetivos da Associação, por meio da Escola. “Aprender Capoeira é, acima de tudo, exercitar-se rumo a liberdade do corpo, da mente e do espírito.” Em entrevista com o graduado Dionísio, percebemos que tal fala enseja a inferir, que a capoeira reúne todos estes componentes originais, o que lhe outorga uma excepcional riqueza artística, melódica e dinâmica; um enorme potencial evolutivo e, finalmente, uma gama intensa de aplicações esportivas, coreográficas, terapêuticas, pedagógicas, etc., que abrange desde o simples jogo às franjas das artes marciais e da defesa pessoal.”

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Grupo de Capoeira Roda de Bamba segue as graduações fundamentadas na Capitães da Areia, filosofia de resistência criada por Anande das Areias em resposta à esportização e perda de identidade da arte, não mais preocupada em demonstrar a filosofia libertária da prática da capoeira. O grupo, seguindo os princípios da busca da liberdade incessante contida no sistema de graduações baseados na tomada de consciência do capoeirista, não se limita a estilos e técnicas específicas, tentando abrangir todo o contexto da capoeira em suas práticas para melhor auto-reconhecimento do praticante inserido na arte, fomentando seu desenvolvimento com as premissas da busca incessante de liberdade de corpo, mente e espírito, conquistados através do exercício da criatividade. Mais do que estilo, a filosofia Capitães da Areia tenta incutir no praticante um modo de vida que se reflita dentro da prática, e a técnica Roda de Bamba explora o conceito de criatividade disciplinar como didática fundamental para a evolução do capoeirista. E além disto buscam a proximidade com a comunidade, e a difusão das idéias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo