O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou novos tarifaços contra uma série de mercadorias importadas do mundo inteiro, incluindo produtos farmacêuticos, móveis de cozinha e banheiro e caminhões.

Donald Trump taxou móveis de cozinha e sofá por motivos de segurança nacional | Ansaflash
Em publicação nas redes sociais, o magnata republicano disse que, a partir de 1º de outubro, itens farmacêuticos patenteados pagarão tarifa de 100% para entrar nos EUA, “a não ser que a companhia esteja construindo uma fábrica” no país.
Além disso, caminhões pesados pagarão uma alíquota de 25%, a fim de que as montadoras americanas fiquem mais “fortes e financeiramente saudáveis”, e mobiliários de cozinha e banheiro terão uma taxa de 50%, e móveis estofados, como sofás, de 30%.
“A razão para isso é a inundação em larga escala desses produtos nos Estados Unidos por outros países. É uma prática muito injusta, mas devemos proteger, por questões de segurança nacional e outros motivos, nosso processo de fabricação”, declarou Trump.
Após o anúncio, o poder Executivo da União Europeia se pronunciou e disse que o bloco não deve ser afetado pelo tarifaço de 100% sobre produtos farmacêuticos, devido ao teto de 15% incluído no acordo comercial com os EUA fechado em julho passado.
“Isso representa uma apólice de seguro que garante aos operadores econômicos da UE que não serão aplicadas tarifas mais elevadas”, disse Olof Gill, porta-voz da Comissão Europeia.