Diabetes: atenção aos sinais NÃO clássicos

Endocrinologista aponta 6 medidas preventivas para desfechos desfavoráveis. Sete em cada dez pessoas com diabetes morrem de doença cardiovascular

Cansaço desproporcional, perda de peso e muita vontade de urinar são alguns sinais clássicos do diabetes. Mas é preciso chamar atenção para os sinais menos conhecidos”, alerta o Dr. Fernando Valente, endocrinologista da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional de São Paulo – SBEM/SP.

Exames laboratoriais devem ser realizados – Foto: Divulgação

Visão turva, dificuldade de cicatrização de feridas, formigamento nas pernas, infecções de repetição como, por exemplo, infecções genitais são sinais não clássicos do diabetes. “A candidíase pode ser também uma manifestação do diabetes, pois a pessoa acaba excretando mais açúcar pela urina”, explica o endocrinologista.

Ele afirma ainda que o diabetes é a maior causa de cegueira em pessoas em idade laboral e a maior causa, junto com pressão alta, de falência renal: duas em cada três pessoas fazem diálise por conta de pressão alta e diabetes. “O diabetes é a maior causa de amputação de membros inferiores e é um grande fator de risco para infarto e derrame. Sete em cada 10 pessoas com diabetes morrem de doença cardiovascular”, explica Dr. Fernando.

No entanto, há medidas preventivas para evitar esses desfechos desfavoráveis.

  1. Monitorização dos níveis de glicose no sangue.
  2. Consultar o oftalmologista para fazer exame de fundo de olho, pelo menos uma vez ao ano.
  3. Anualmente, fazer exame de sangue de creatinina para calcular o quanto o rim está filtrando.
  4. Realizar dosagem de proteína na urina.
  5. Fazer um eletrocardiograma de repouso, uma vez ao ano.
  6. Avaliar com frequência as solas dos pés, observando se não tem nenhuma ferida, pois isso pode ser a porta de entrada de uma infecção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo