Dia Mundial dos Animais de Rua: Grupo Pereira adota cães abandonados nas lojas de suas bandeiras

Iniciativas solidárias e adoção responsável são algumas das ações realizadas no Fort Atacadista

De acordo com a pesquisa nacional “Animais Abandonados e Devolvidos” realizada pelo Cobasi Cuida, o período entre dezembro e fevereiro é o mais crítico para o abandono de animais no Brasil, resultando em mais de 30 milhões de animais abandonados, conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Os motivos incluem mudança de residência, alterações na rotina do tutor, dificuldade de adaptação com outros animais da casa ou impossibilidade de cuidar das doenças do pet. O estudo destaca que 81,5% dos pets abandonados são cães, sendo 80,4% deles adultos e, na maioria dos casos, sem raça definida.

Foto: Divulgação

Para dar visibilidade a esses casos, o dia 04 de abril é celebrado como o Dia Mundial dos Animais de Rua. E, com o objetivo de reforçar seu compromisso com o cuidado e bem-estar dos animais por meio de ações solidárias que beneficiam os pets em suas unidades, o Grupo Pereira – sétimo maior grupo varejista do país -, vem promovendo ações para conscientizar clientes e colaboradores, a fim de diminuir os números de abandono animal no país.

Uma das iniciativas do Grupo Pereira que ganhou destaque na bandeira Fort Atacadista é a “Cãolaborador”. Atualmente, o programa conta com a participação de mais de 35 cães adotados nas lojas do Fort Atacadista em diferentes estados, que desempenham um papel relevante na melhoria do ambiente de trabalho, promovendo um clima mais agradável e descontraído entre os colaboradores, além de interagir com os clientes e ganharem atenção e carinho.

Nick, Thor e Bob são três cãezinhos que fazem parte da equipe do Fort Atacadista em Campo Grande, com direito a crachá oficial com foto e o cargo de “auxiliar de vigia”.

Foto: Divulgação

Tudo começou durante a construção da unidade localizada na Avenida dos Cafezais, no Bairro Jardim Centro Oeste. Enquanto a equipe trabalhava para finalizar a obra, Nick, Thor e Bob apareceram no local e, aos poucos, conquistaram os trabalhadores envolvidos no projeto. No dia da inauguração da unidade, eles foram “promovidos” e ganharam, além da identificação oficial, um local para dormir e alimentação garantida.

Também em Campo Grande, Caramelo trabalha como auxiliar de vigia noturno do Fort Atacadista da Avenida Cônsul Assaf Trad. Ele faz a guarda da loja, chama a atenção dos clientes e virou a mascote da equipe. Caramelo faz parte do time do Fort desde a inauguração da loja, em novembro de 2022, e nos últimos natais vem ajudando o Papai Noel, interagindo com as crianças e demais clientes. Desde então, recebe muito carinho, cuidados veterinários, alimentação e abrigo.

As ações do GP em prol dos animais tiveram início em 2019. Desde então, o grupo vem cada vez mais abraçando a causa animal. “Entendemos que a proteção e o cuidado dos animais são fundamentais, além de fazer parte do nosso propósito em ser um bom lugar para passar a vida, transformando as pessoas e o ambiente ao nosso redor, e isso se estende aos cachorrinhos que chegam em nossas lojas”, explica Simone Cotta, Head de Comunicação Corporativa e ESG do Grupo Pereira. Os pets ainda acabam desempenhando a função de vigilância, principalmente no período noturno, garantindo assim a segurança do estabelecimento e de seus colaboradores.

Outra ação realizada pela companhia é a doação para ONGs que trabalham incansavelmente para proteger e cuidar dos animais desamparados. Em cada abertura de nova loja do Fort Atacadista, desde 2016, um cheque no valor de até R$ 3.000 – que seria gasto com fogos de artifício na inauguração – é convertido em doação para uma ONG da causa animal da cidade, que já somou um valor de mais de R$ 120.000.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo