Dia Mundial da Higienização das Mãos: 5 dicas que podem salvar vidas

Data, celebrada em 5 de maio, foi instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS)

Uma atitude absolutamente simples e que pode, literalmente, salvar vidas. A higienização das mãos ganhou as atenções de todo o planeta por conta da pandemia do novo coronavírus.

Essa é uma atitude básica de higiene fortemente incentivada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que determinou o dia 5 de maio como o Dia Mundial de Higienização das Mãos. A limpeza das mãos é uma das medidas mais eficazes que existem na prevenção não só do Covid-19, mas também de uma série de doenças que podem causar consequências graves – inclusive o óbito.

Foto: Unsplash/Cortesia

A higiene das mãos é uma prática que precisa ser reforçada desde a primeira infância. Doenças como conjuntivite, infecção por salmonella, hepatite A e infecções gastrointestinais podem ser evitadas com o simples ato de lavar bem as mãos com água e sabão”, explica a CEO da Aya Tech e engenheira química, Fernanda Checchinato.

A empresa de Fernanda criou uma linha especial de antissépticos sem álcool para as mãos, com o foco de facilitar a higienização e reduzir a contaminação por microrganismos. “Utilizamos o óleo de melaleuca, um antisséptico poderoso e eficaz contra bactérias, vírus e fungos, e que conta com propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes. Foi a forma que encontramos para reforçar nas pessoas a importância de manter as mãos sempre limpas, mesmo se estiverem em lugares que não tenham água e sabão disponíveis”, ressalta Fernanda.

5 dicas de higienização das mãos

Abaixo, reunimos algumas dicas básicas e essenciais para manter as mãos sempre higienizadas e seu organismo protegido de doenças – incluindo a Covid-19.

1) Sempre higienize as mãos antes e após utilizar o banheiro

Segundo estimativas da ONU, estima-se que apenas 50% das pessoas de fato lavem as mãos com sabonete após usarem o banheiro. Se essa medida é essencial depois de usar o sanitário, ela também precisa ser adotada antes do uso.

Isso porque não se sabe se os locais tocados ou manuseados antes do banheiro podem estar contaminados. Como há o contato com as mucosas nesse momento, pode ocorrer a infecção com micro-organismos como a Escherichia coli (que pode causar diarréias ou infecção urinária).

2) Sempre higienize as mãos antes de comer

Na correria do dia a dia, principalmente no caso de quem trabalha na rua, nem sempre é possível acessar uma pia com água e sabão para lavar as mãos antes de comer – que seria o cenário ideal. “O gel ou spray antisséptico sem álcool é uma ótima alternativa para a higienização nesses casos, inclusive para as mãos infantis”, aponta Fernanda.

3) Chegou da rua? Lave as mãos imediatamente

Se você parar para prestar atenção, tocamos em muitas superfícies quando estamos na rua. Em todas ou na maioria delas, muitas pessoas também tocaram, o que pode aumentar exponencialmente o risco de infecções das mais variadas. Por isso, sempre siga a regra: chegou da rua? Direto para a pia do banheiro para lavar muito bem as mãos.

4) Cuidado com as mãos das crianças

As crianças, principalmente as mais novas, tendem a levar frequentemente as mãos às mucosas (boca, olhos e nariz). As curiosas mãozinhas também tocam mais o chão, os animais, os objetos e superfícies diversas.

Em casa, mantenha as mãos das crianças sempre higienizadas com água e sabão antisséptico. Sempre opte por marcas que sejam apropriadas para a delicada pele infantil.

5) Higienize seus equipamentos de trabalho

Mouse, computador, teclado, canetas, celular, mesa de trabalho… Todas essas superfícies podem estar contaminadas. Por isso, mantenha tudo frequentemente higienizado, utilizando produtos específicos para cada tipo de equipamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo