Desembargador de Roraima acredita que Cimi incentiva invasões

Em um depoimento detalhado e com embasamento em anos de pesquisas sobre invasões e demarcações de terras, depôs na tarde desta terça-feira (10) à CPI do Cimi – Conselho Indigenista Missionário, o desembargador de Roraima, Alcir Gursen de Miranda.

Autor de diversos livros sobre a questão agrária, Miranda acompanhou de perto o emblemático caso da reserva Raposa Serra do Sol e revelou detalhes sobre a atuação da Funai – Fundação Nacional do Índio e do Cimi na incitação à violência entre índios e produtores rurais. “Um dos pontos que me assustou foi o método de guerrilha instaurado pela igreja católica nas aldeias. Há uma cartilha datada de 1967 com tratativas de luta contra os trabalhadores rurais, incitando danos nas propriedades”, revelou o desembargador.

Durante a oitiva, Alcir Gursen de Miranda também mencionou o episódio em que, durante pesquisas junto a alunos de uma universidade onde ministrava aulas, solicitou à Funai autorização para entrar em uma aldeia em Roraima e a entidade negou o pedido. Ao acionar o chefe da tribo, foi autorizado a realizar a pesquisa, que teve duração de dois anos.

Miranda revelou ainda que, durante suas pesquisas, constatou que o Cimi apoia ou investe em invasões de propriedades rurais desde 1974 e que todas as associações indígenas tem interesse em áreas com nascentes, assim como atuam em ações de bloqueio de rodovias e hidrelétricas. “A Associação Brasileira de Antroplogia é controlada pelo Cimi. Em 1968 o Conselho Mundial das Igrejas colocou os direitos indígenas acima da soberania do país em Barbados e a associação no Brasil segue o mesmo ideal”, destacou.

Com o objetivo de traçar o atual panorama das invasões em Mato Grosso do Sul o deputado estadual Paulo Corrêa (PR) relator da CPI declarou que irá solicitar ao Governo do Estado um estudo sobre a questão.

A CPI do Cimi é formada pelos deputados Mara Caseiro (PT do B), como presidente, Marquinhos Trad (PMDB), como vice-presidente, Paulo Corrêa (PR), como relator e Onevan de Matos (PSDB) e Pedro Kemp (PT), como membros da comissão.

Sobre Raposa Serra do Sol – Área situada em Roraima, na fronteira com Venezuela. Raposa Serra do Sol foi demarcada pelo Ministério da Justiça, através da Portaria Nº 820/98, posteriormente modificada pela Portaria 534/2005. A demarcação foi homologada por decreto de 15 de abril de 2005, da Presidência da República.

Fonte: Sato Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo