Desafio Mundial da Natureza Urbana 2024: Celebrando a Biodiversidade nas Cidades

O Desafio Mundial da Natureza Urbana 2024 está prestes a começar, com a expectativa de superar os números do evento anterior. Com quase 70 mil participantes de 483 cidades e regiões de 46 países distintos, o desafio em 2023 marcou seu lugar como o maior evento global promovendo uma competição colaborativa entre cidades ao redor do mundo em busca de sua biodiversidade. Este desafio visa motivar as pessoas a valorizarem a vida silvestre ao seu redor ao observá-la e registrá-la, principalmente através da fotografia.

Foto: Divulgação

Entre os dias 26 e 29 de abril, mais de 700 cidades e regiões espalhadas por 5 continentes competirão para registrar a biodiversidade que as cerca. E entre elas está São Paulo, que se destaca como uma participante ativa no evento.

O Instituto AMPARA Animal, um dos principais promotores do evento na cidade, destaca o papel fundamental de São Paulo no Desafio. Mauricio Forlani, biólogo e gerente de pesquisas da instituição, ressalta que desde 2022, quando o evento foi introduzido na cidade em parceria com a Prefeitura Municipal, São Paulo tem se destacado no ranking das cidades brasileiras com o maior número de registros de biodiversidade.

Em 2023, a cidade conquistou o segundo lugar no ranking brasileiro em número de registros e primeiro em biodiversidade, com 1479 espécies de seres vivos. Felipe Fantacini, biólogo da organização, menciona o sucesso de uma excursão realizada para o Parque Natural Municipal do Bororé, onde um terço de todos os registros e espécies de São Paulo foram obtidos.

Joana Ho, também bióloga do Instituto, destaca a impressionante biodiversidade de São Paulo, inserida em um dos grandes hotspots de biodiversidade do mundo, o bioma Mata Atlântica. Com mais de 1300 espécies de animais e 4,5 mil espécies vegetais nativas, São Paulo tem o potencial de se tornar a metrópole com o maior número de registros de espécies durante o desafio.

O Instituto AMPARA Animal, em parceria com a UMAPAZ/SVMA, irá realizar duas excursões gratuitas e abertas ao público no Parque do Carmo e no Parque Natural Municipal de Varginha nos dias 27 e 28 de abril, respectivamente. Esses eventos contarão com a presença de especialistas em fauna e flora, além dos integrantes da Rede Brasileira de Naturalistas.

Para quem não puder participar das excursões, o evento também ocorre de forma espontânea. Basta, entre os dias 26 e 29 de abril, reunir-se com familiares e amigos e ir em busca da fauna e flora silvestres que vivem na cidade. Os registros podem ser feitos por meio do app INaturalist, uma ferramenta gratuita e fácil de usar.

Nathália Formenton, doutoranda em Ensino de Ciências e educadora ambiental do Instituto AMPARA Animal, destaca os benefícios de participar do Desafio da Natureza Urbana, incluindo a oportunidade de se envolver ativamente na observação da natureza e fortalecer os laços com a comunidade.

Além dos benefícios para o público, o evento contribui para o avanço da ciência, sendo um exemplo de ciência-cidadã. Os registros coletados por pessoas em todo o mundo podem ser analisados por pesquisadores para entender, por exemplo, a distribuição de espécies e os efeitos das mudanças climáticas sobre elas.

O Desafio da Natureza Urbana não se restringe apenas a São Paulo, outras 20 cidades e/ou regiões brasileiras estão participando do evento de 2024, incluindo Rio de Janeiro, Brasília, Manaus e Porto Alegre, entre outras.

Serviço:

Para mais informações sobre como participar, siga as redes sociais do Instituto AMPARA Animal @amparasilvestre e visite o site do evento mundial disponível em inglês https://www.citynaturechallenge.org/.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo