Curso de Medicina da UEMS forma 41 novos médicos em 4ª turma

A Turma 4 marcou a história do curso como uma turma bastante envolvida com o Centro Acadêmico e a Atlética Nórdica

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) realizou na quarta-feira (06), a solenidade de Colação de Grau da 4ª Turma de Medicina da Universidade. Nesse ano de 2023 foram 41 formandos, sendo sete oriundos da reserva de vagas das ações afirmativas, cinco (5) estudantes indígenas e dois (2) negros.

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

A mesa da solenidade foi composta por: Professor Dr. Laércio Alves de Carvalho, Reitor da UEMS, Professor Dr. Djanires Lageano Neto, gerente da Unidade Universitária de Campo Grande, Professora Dra. Márcia Maria Silva, paraninfa da turma, Professor Dr. Omar Gurrola, patrono da turma, Professora Dra. Larissa Morete, homenageada como nome da turma, Professor Dr. Walter Guedes da Silva, Pró-reitor de Ensino (PROE UEMS), Profa. Dra. Erika Kaneta Ferri, Pró-Reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (PROEC UEMS), Prof. Dr. Flávio Renato de Almeida Senefonte, Coordenador do curso de Medicina e a servidora que gerencia a cantina da Unidade, homenageada da turma, Janaina Gonçalves Ajala.

“Do Mato Grosso do Sul a Feira de Santana, na Bahia, aqui reunimos todos os sotaques e regiões do Brasil para juntos realizarmos o tão sonhado desejo de nos formarmos médicos”, com essas palavras o orador da turma 04, Victor Hugo de Araújo Gonçalves, destacou a trajetória da sua turma de formandos em Medicina. “Gratidão ao estado de Mato Grosso do Sul que nos acolheu e foi a nossa casa durante esses seis anos, gratidão a gestão, reitoria, pró-reitores, servidores técnicos, funcionários e equipes da limpeza que fizeram parte da nossa caminhada pela UEMS. Em especial nosso carinho à nossa querida Jana, da ‘Cantina da Jana’ que foi a nossa maior parceira e amiga durante todos esses anos. Aos mestres e professores: obrigado. Vocês fizeram parte da nossa história e lecionaram para nós a medicina e a arte de cuidar. Foram nossas fortalezas, em que nos espelhamos para seguir daqui pra frente, vocês jamais sairão da nossa memória”, conclui Victor.

“Ei, Fofinhos”, assim a paraninfa da turma 04, professora Márcia Maria Silva, iniciou seu discurso lembrando a forma como os tratava em sala de aula. A professora destacou em sua fala aos formandos que sempre tratassem o que aprenderam com dedicação e colocassem em prática com amor. Que não se intimidaram diante dos desafios profissionais, pois embora o curso de Medicina da UEMS seja bem jovem, já apresenta excelentes resultados. Fruto de um trabalho conjunto de sucessivas excelentes coordenações. Aqui representados pelo coordenador atual, Dr. Flávio Senefonte e também pelo Dr. Fábio Paes, um dos coordenadores anteriores. Adicionado a isso temos o esforço e dedicação de todo corpo docente sempre com total apoio dos funcionários, das secretárias, técnicos, equipes de manutenção, sem todas estas pessoas nada seria possível, é motivo para agradecermos imensamente.

A formatura desta turma de Medicina da UEMS Campo Grande foi um momento de emoção e alegria contagiante, representando, como disse a professora Márcia, um momento que selou o amor no aprendizado e que esse amor acompanhe cada novo médico no exercício diário da arte de cuidar por meio da Medicina.

Para concluir a cerimônia o reitor Laércio deixa a seguinte mensagem aos acadêmicos: curiosamente vocês estão se formando no ano 30 da UEMS, no próximo dia 20 de dezembro a Universidade completa 30 anos. Destes 30 anos, vocês superaram os seis anos de graduação que foram intensos, com muita cobrança, mas com muito carinho e muita dedicação de cada um, como a professora Márcia mencionou. Vocês e suas famílias confiaram na UEMS e hoje nós devolvemos vocês para um país que precisa e muito da profissão de vocês, que precisa e muito reduzir a desigualdade social, que precisa e muito que vocês se desloquem para o interior para atender a população mais vulnerável. E é por isso que a UEMS tem a missão principal de levar para o interior e também na capital um ensino público, gratuito, de qualidade e inclusivo. Parabéns, sigam sua missão”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo