Cultura e culinária pantaneira são promovidas em festival realizado no Interagro 2023

Além da gastronomia, o evento realizou painel de debate sobre a pecuária sustentável do bioma

Para celebrar a gastronomia, a cultura e a sustentabilidade do pantanal a Associação Pantaneira de Pecuária Orgânica e Sustentável – ABPO, realizou dentro do Interagro 2023, uma edição do Pantanal Meat Festival. A iniciativa que visa disseminar e apresentar ao público urbano a carne sustentável do bioma, foi um dos destaques da III edição do evento, com a degustação de comidas de comitivas, para mais de mil pessoas, que passaram pelo espaço durante os três dias de evento.

Foto: Divulgação

Para o presidente da ABPO, Eduardo Cruzetta, a missão foi concluída com êxito, destacando que a ação conseguiu disseminar a carne sustentável do Pantanal, que segue um protocolo de produção específico, criado pelos produtores rurais ligados à Associação.

“O conhecimento e a valorização da carne do Pantanal estão diretamente ligados à conservação da biodiversidade e manutenção da cultura pantaneira. Tivemos aqui a oportunidade de conectar campo e cidade, apresentando ao urbano a qualidade de tudo o que é produzido no nosso Pantanal”, comentou Cruzetta.

Produtora Rural e administradora de empresas, Juceli Martins experimentou a carne em um dos pratos servidos e destacou o sabor dos pratos. “Me surpreendi com a qualidade do que foi servido, muito importante essa divulgação da cultura pantaneira e principalmente a promoção dessa carne que é produzida dentro desse importante bioma para o nosso País”, enfatizou a produtora.

Já Alessandro Coelho, presidente do Sindicato Rural de Campo Grande, Rochedo e Corguinho – SRCG, realizador do Inteagro 2023, ressaltou que incluir a carne pantaneira foi um diferencial e atraiu ainda mais o público para o evento.

“Quando pensávamos a programação deste ano, nosso foco sempre foi promover relacionamentos e valorizar homens e mulheres que trabalham no campo, fazendo essa integração com a cidade. Um evento desse porte, é construído por várias mãos, uma delas é a ABPO, que de pronto comprou nossa ideia de realizar uma edição do projeto dentro do Interagro. O sucesso foi absoluto, e nos ajudou a compor um dos eixos centrais do encontro, que era a valorização da cultura e tradição de Mato Grosso do Sul, que tem muito do agronegócio presente”, explicou Coelho.

Além da gastronomia, a ABPO, também apresentou os trabalhos realizados pela associação, das parcerias implementadas com instituições de fomento e pesquisa, como Embrapa, Governo do MS e Sistema Famasul e dos projetos para a promoção da pecuária orgânica e sustentável pantaneira, com o painel no palco principal do Encontro.

Interagro 2023

A III edição do evento, consagrou o Interagro como um dos principais eventos do agronegócio de Mato Grosso do Sul.  Com uma programação extensa para todos os tipos de público, o evento reuniu mais de mil pessoas durante os três dias de evento. Ao final, o presidente do SRCG, Alessandro Coelho, confirmou a realização da 4ª edição em 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo