Criadores de cães Border Collie de Pastoreio promovem leilão para angariar fundos e competir na “Copa do Mundo” da raça, na Irlanda do Norte

Além de oferecer uma grande vitrine de negócios, empresa leiloeira reverterá parte da comissão de vendas ao custeio dos competidores

Após uma sequência de competições pelo Brasil, um grupo seleto de oito criadores de cães Border Collie se classificou para a disputadíssima ISDS World Sheep Dog Trials, que, neste ano, será na Irlanda do Norte, no Reino Unido. Mesmo representando o País na “Copa do Mundo” da raça, realizada a cada três anos, o esporte parece estar fora do radar dos patrocinadores.

Foto: Divulgação

O evento será em setembro, mas a organização financeira começa agora. Apenas para o transporte aéreo, por animal, são necessários R$ 4 mil. Aquisição da caixa de transporte, microchipagem dos cães, sorologia obrigatória, certificações, hospedagem da equipe, alimentação e local de treinamento consumiram outros R$ 31 mil (por competidor).

Enquanto eles não surgem, a solução encontrada pelos criadores para arrecadar fundos à jornada é promover o 1° Leilão Seleção Brasileira, com ofertas de coberturas, filhotes, animais de condução e linhagens campeãs.

“Separamos parte do que temos de melhor em nossos criatórios”, garante o criador José d’ Oliveira Couto Neto, da Fazenda Pequenina, em Guaiçara (SP). Com 24 anos de seleção e treinamento no Border Collie, o veterano é o representante do grupo.

O remate será na próxima quarta-feira, dia 24 de maio, às 19h30, com idealização e transmissão do MF Leilões. O serviço de remates rurais do ecossistema MF Rural oferece como principal vantagem a antecipação dos lotes para pré-lance.

Além disso, a empresa leiloeira reverterá parte da comissão de vendas ao custeio da viagem como incentivo aos criadores. “Fica também a nossa torcida para que retornem vencedores”, diz Roberto Fabrizzi Lucas, CEO do Grupo MF Rural.  Cadastro e lances em https://www.mfleiloes.com.br/

Expectativas otimistas

Segundo o criador, ao menos por enquanto, nenhum competidor brasileiro conquistou o grande prêmio da ISDS World Sheepdog Trials. Porém, os esforços em participar são compensatórios em vários aspectos. “O momento é oportuno para equiparar a evolução dos plantéis, trocar experiências com criadores icônicos, conhecer animais contemporâneos, adquirir genética melhoradora e também aperfeiçoar técnicas de treinamento”, justifica Couto.

É graças a isso que a raça vem se desenvolvendo a passos largos.  Diferentemente de regiões como o continente europeu, onde a condução do rebanho com cães de pastoreio é uma prática milenar, os primeiros animais só chegaram ao Brasil na década de 1990. Apesar da discrepância entre as duas realidades, o plantel nacional foi multiplicado a partir das melhores linhagens da raça no mundo e, contando, ainda, com treinadores habilidosos.

Em decorrência da iminência de um apagão de mão de obra no campo, o mercado de cães Border Collie de Pastoreio deve crescer significativamente. Chegam para somar forças aos peões, vaqueiros e capatazes no manejo, com a vantagem de percorrerem longas distâncias, mesmo em topografias acidentadas.

Sobre o campeonato mundial, oito vagas foram destacadas aos competidores brasileiros, sendo seis no “Open” e outras duas na categoria “Jovem”. Os critérios de classificação são definidos pelos países competidores. Já, por aqui, é preciso se destacar no campeonato nacional e em outras competições oficiais.

Conheça os criadores, onde estão, tempo que criam e os cães classificados à ISDS World Sheep Dog Trials: 

Anderson Pacheco

Propriedade: Canil Santa Fé, Canguçu (RS)

Tempo de criação: 8 anos

Animal classificado: FIRMEZA J.E.M (Fêmea)

Premiação recente: 4° lugar no Campeonato Brasileiro Duplo Levante Ovinos 2023

Charlei Battisti

Propriedade: Border Collie Missões, Palmeira das Missões (RS)

Tempo de criação: 9 anos

Animal classificado: BOY YUCUMÃ (Macho)

Premiação recente: 5° lugar Campeão Gaúcho Open Ovinos 2022, Vice-Campeão Gaúcho Open Ovinos 2019 e 3º lugar Campeonato Sul-Americano Duplo Levante Ovinos 2019.

Diego Cunha Schaf

Propriedade: República do Border, em Torres (RS)

Tempo de criação:  11 anos

Animal classificado:  DREAM (Macho)

Premiação recente: Campeão Gaúcho Duplo Levante Ovinos 2022 e 4º lugar Campeonato Gaúcho Open Ovinos 2021

Diogo Ruiz Santos

Propriedade: Canil Border D.D, Extrema (MG)

Tempo de criação: 5 anos

Animal classificado: Capitão Fort Reno (Macho)

Premiação recente: 5° Lugar Campeonato Brasileiro Duplo Levante Ovinos 2023

João Vitor Costa Schaf

Propriedade: República do Border, Torres (RS)

Tempo de criação: 11 anos

Animal classificado: MAYA (Fêmea)

Premiação recente: 4° lugar Campeonato Gaúcho Ranch Bovinos e Vice-Campeão Brasileiro Ranch Bovinos 2017

José d’ Oliveira Couto Neto

Propriedade: Fazenda Pequenina, Guaiçara (SP)

Tempo de criação: 24 anos

Animal classificado: GARY BORDER DOG (Macho)

Premiação recente: Campeão Brasileiro Duplo Levante Ovinos 2023

Júlio César Simão 

Propriedade: Canil Minas Border, Piranguçu (MG)

Tempo de criação: 13 anos

Animal classificado: CAP P.F.A.R. (Macho)

Premiações recentes: 4° lugar Campeonato Mineiro Open Ovinos, 3° lugar Campeonato Paulista Open Ovinos e 4° lugar Campeonato Brasileiro Open Bovinos 2022

Sandro da Silva Albuquerque

Propriedade: Canil Mauá, Arroio Grande (RS)

Tempo de criação: 9 anos

Animal classificado: Garra Mauá (Fêmea)

Premiação recente: Recém-iniciada em provas, a mais nova a ir para o Mundial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo