Copa do Mundo: como funcionam estacionamentos, Ônibus, Metrôs, Táxis e Uber no Catar?

FIFA detalha como será o esquema de transporte durante a Copa do Mundo do Catar

Catar metrô gratuito para copa do mundo 2022

Catar metrô gratuito para copa do mundo 2022 (Foto: Divulgação)

A Copa do Mundo 2022 começa no domingo (20), com o jogo de abertura entre Catar e Equador, às 13h. A expectativa é de que o país do Oriente Médio receba pelo menos 1,2 milhão de torcedores durante o mundial. Vamos mostrar as informações oficiais da FIFA sobre transporte.

Leia as orientações na íntegra

Dirigir

É altamente recomendável que você use o transporte público ao viajar em Doha e nos arredores devido às operações de transporte do torneio, bem como fechamentos e desvios de estradas.

Todos os motoristas dirigem do lado direito da estrada. Os sinais de trânsito são bilíngues, em inglês e árabe. Dirigir sem habilitação é crime.

Dirigir com uma carteira de motorista que não seja do Catar: Você pode alugar um carro se tiver 25 anos ou mais e possuir uma carteira de habilitação válida por pelo menos 12 meses. Esteja ciente de que a disponibilidade de alugar um carro provavelmente será baixa devido à demanda.

Dirigir com a habilitação do país de origem: Portadores de visto de visita ou negócios podem dirigir por até 15 dias a partir da data de entrada. Você precisa solicitar uma carteira de habilitação temporária do Catar para estender isso.

Dirigir com licença do GCC: Os residentes do GCC podem dirigir por até três meses a partir da data de entrada no Estado do Catar.

Dirigir com carteira internacional: Portadores de visto de visita ou de negócios podem dirigir por até seis meses a partir da data de entrada no Estado do Catar.

Estacionamento e metrô

O estacionamento no centro de Doha será limitado durante o período do torneio. Você pode estacionar seu veículo em uma das estações de metrô abaixo e depois pegar o metrô para a cidade:

Metrô

Estação de metrô Linha de Metrô
Universidade do Catar Vermelha
Umm Ghuwailina Vermelha
Al Messila Verde

Fonte: FIFA

Algumas estações terão um grande volume de tráfego durante o torneio, portanto, o estacionamento será restrito.

Bondes elétricos

Existem três sistemas de bondes:

  • Lusail Tram se conecta ao metrô através da estação Legtaifiya (linha vermelha). De 11 de novembro a 20 de dezembro, o Lusail Tram fará serviços estendidos durante todo o torneio:
  • Sábado a quinta: 6h às 3h
  • Sexta: 9h às 3h
  • O Education City Tram funciona como Park & ​​Ride para jogos organizados pelo Education City Stadium
  • O Msheireb Tram conecta a Estação de Metrô Msheireb a locais de referência no centro de Msheireb Doha

Ônibus

Os ônibus Karwa operam uma extensa rede em toda a área central e metropolitana de Doha

  • Antes de 10 de novembro de 2022, compre um cartão inteligente nas máquinas de venda automática na Estação Rodoviária de Doha, Aeroporto Internacional de Hamad, alguns supermercados ou motoristas de ônibus ao embarcar
  • Acompanhe os horários, rotas e o saldo do seu cartão inteligente no aplicativo Karwa Bus ( iOS e Android )
  • Horários e rotas também estão disponíveis no Site Mowasalat
  • Os ônibus fornecem rampas e espaço para cadeirantes e carrinhos de bebê, bem como cães-guia

Visite Mowasalat para mais informações.

Nota: se você estiver viajando para uma partida, saiba que os serviços de ônibus públicos de Karwa não oferecem serviços diretos de/para os estádios. Para o transporte de ônibus no dia da partida, consulte as informações no Stadium Express Services.

Táxi e Uber

Facilmente reconhecidos por seus veículos de cor turquesa, os táxis funcionam 24 horas por dia, 7 dias por semana

  • Você pode pagar em dinheiro, cartão bancário ou pagamento móvel
  • Os táxis podem ser encomendados ou pré-agendados por meio do aplicativo Hayya to Qatar 2022, o aplicativo KarwaTaxi (disponível para iOS e Android ), pelo telefone (+974) 800 8294 gratuito ou chamado na rua
  • Os táxis Karwa podem acomodar pessoas com deficiência e/ou mobilidade limitada. Para reservar, ligue diretamente para Mowasalat em (+974) 4458 8888, avisando com a maior antecedência possível

Visite Mowasalat para mais informações.

Uber e Careem (aplicativo de transporte da região) são provedores de serviços sob demanda confiáveis. Reserve usando seus aplicativos, que estão disponíveis para iOS e Android.

Observação: em estádios e outros locais importantes, pode ser solicitado que você se dirija a áreas dedicadas de embarque e desembarque.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo