Congregação celebra 50 anos de fundação no Brasil

Missionárias Filhas da Sagrada Família de Nazaré estão há 141 anos presentes em 10 países nos cinco continentes.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Congregação das Missionárias Filhas da Sagrada Família de Nazaré celebra 50 anos de fundação no Brasil com extensa programação nos dias 10, 11, 12 e 13 de outubro, em Curitiba (PR). A abertura do evento, com a presença da madre geral da Congregação, Montserrat del Pozo, será às 17 horas no Colégio Madre Cecília Cros, localizado à Rua Benvenuto Gusso, 1786, no bairro Boa Vista, em Curitiba (PR).

Segundo a delegada da Congregação no Brasil, Colômbia, Equador e Paraguai, Madre Maria Helena da Silva, São José Manyanet, um sacerdote espanhol apaixonado pela Sagrada Família de Nazaré, sonhou com um Nazaré em cada lar, com as famílias vivendo o amor, o perdão, a união e a paz. “Nazaré já não é um sonho, é uma realidade que completa 50 anos no Brasil. Para nós, é uma honra, uma glória, uma graça muito grande celebrar este jubileu”, comemora.

Madre Maria Helena lembra ainda que muitas crianças, jovens e famílias foram abençoadas por Jesus, Maria e José nestes anos de trabalho generoso e entregue por cada uma das irmãs que fizeram parte desses 50 anos de história. “O nosso sentimento é de gratidão e confiança. Esta celebração é a prova de que Nazaré no Brasil continua sendo uma promessa do amor de Deus para as nossas famílias”, ressalta.

Além das madres brasileiras e famílias das escolas do Brasil e Paraguai, contaremos com a presença das missionárias da Espanha, Itália, Colômbia, Venezuela, Equador e Paraguai. Os filhos da Sagrada Família de Nazaré também estarão presentes.

No Brasil, a primeira casa das missionárias foi instalada em novembro de 1964, em Santos (SP), composta pela Madre Inmaculada Louzán, Irmã Rogelia Pérez Vila, Irmã Maria Luíza Gonzalez e Irmã Sagrario Roma. Em fevereiro de 1976, Curitiba (PR) recebeu as primeiras religiosas, seguida de Jesuítas (PR), em fevereiro de 1979, Campo Grande (MS), em dezembro de 1982 e a Casa São José Manyanet de Curitiba (PR), em 1985.

Em junho, a Congregação perdeu a precursora no Brasil, Irmã Nelma Pereira. Ela trabalhou intensamente pelo crescimento da Congregação colaborando nas fundações das casas Madre Cecília Cros, de Curitiba, Jesuítas e Ciudad del Est, no Paraguai. Faleceu em consequência das enfermidades de Alzheimer e mal de Parkinson.

História

A Congregação foi idealizada pelo então padre José Manyanet y Vives, falecido em 1901, beatificado em 1984 e declarado santo em 2004. Desde que foi ordenado sacerdote sempre demonstrou sua paixão pela educação da juventude, fundando em 1864 a Congregação Filhos da Sagrada Família, Jesus, Maria e José, dedicada a educação humana e cristã jovem.

Segundo os históricos, ele havia pensado em fundar uma Congregação de religiosas que se dedicasse à educação das jovens e por espírito de obediência ao seu bispo une o desejo ao Instituto das Irmãs da Caridade de Maria Imaculada, São Vicente de Paulo e São Luiz Gonzaga. Mesmo percebendo que a fusão das Congregações não daria certo, segue o caminho da obediência. No dia 28 de junho de 1874 é erigida a primeira comunidade ‘Filhas da Sagrada Família de Nazaré’ e é constituído o primeiro noviciado.

Em 1877, Madre Encarnación Colomina y Agustí (1848-1916) ingressa na Congregação como fiel colaboradora e cofundadora [No dia 15 de setembro de 2015 deu-se início na Espanha ao processo de causa canônica dela]. Somente após 12 anos, o bispo de Barcelona, Dom José Morgades Y Gili, reconhece como Congregação o grupo de religiosas que permanece fiel ao Padre Manyanet, recebendo dele a aprovação diocesana com o nome “Filhas da Santa Casa de Nazaré”. O título atual só é atribuído em 1950.

A pedido do papa Pio XVII, em agosto de 1952, a então superiora geral Madre Cecília Cros começa a expansão missionária na América Latina, entre outros. Atualmente, as missionárias estão presentes em 10 países (Espanha, Itália, Venezuela, Colômbia, Brasil, Paraguai, Equador, Camarões, Austrália e a recém-fundada Indonésia) nos cinco continentes do mundo.

Programação

Dia 10 (no Colégio Madre Cecília Cros, Rua Benvenuto Gusso, 1786, Boa Vista)

17h – boas-vindas, com a Madre Maria Helena da Silva MN

Abertura com Madre Geral Montserrat del Pozo MN

Apresentação: “Nazaré: Um sonho que se fez realidade no Brasil”

Apresentação musical – Liza Mercado, Eduardo, Marcos e Aurora

Lançamento do site ‘www.missionariasdenazare.com

Dia 11 (na Capela Nossa Senhora do Monte Bérico, Rua Agostinho Zanelli s/n – Boa Vista)

9h30 – Palestra: Inteligência Espiritual, com o professor Lademir Renato Petrich

17h – Missa de ação de graças

Dia 12

8h – Missa

9h – Passeio

Dia 13 (na Casa São José Manyanet, Rua José Bajersk 963, Abranches)

9h30 – Palestra ‘Nosso Carisma’, com Madre Montserrat del Pozo MN

10h30 – Palestra ‘História de Nazaré 50 anos’, com Madre Ana Sánchez MN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo