Conceição e Gilmar, melhores do país no Brazil Run Series/Circuito Caixa em Campo Grande

Vitória foi dos africanos Carolyne Komen e Saidi Makula, neste domingo (12); Gabriela Rocha representa o Mato Grosso do Sul no pódio.

Gilmar Silvestre – Foto: Luiz Doro/adorofoto

Gilmar Silvestre – Foto: Luiz Doro/adorofoto

Campo Grande (MS) – Resistência e superação foram as palavras de ordem deste domingo (12), no Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA. O tanzaniano Saidi Makula e a queniana Carolyne Komen enfrentaram o calor de 27 graus que dificultou o trabalho dos competidores da etapa de Campo Grande e sagraram-se campeões. Conceição Oliveira, líder do ranking nacional de corrida de rua, e Gilmar Silvestre Lopes acompanharam o ritmo dos africanos e cruzaram a linha de chegada em terceiro lugar, como os melhores brasileiros na prova.

A elite feminina abriu a disputa no Parque das Nações Indígenas, com a queniana Carolyne Komen, campeã da Maratona Internacional de São Paulo, e a tanzaniana Natalia Elisante Sulle disparando na frente. As duas impuseram o seu ritmo do início ao fim, e chegaram respectivamente em primeiro e segundo lugar. Conceição Oliveira, piauiense radicada em São Paulo, foi a terceira a chegar, e comemorou muito o resultado.

Conceição comemora – Foto: Luiz Doro/adorofoto

Conceição comemora – Foto: Luiz Doro/adorofoto

“O percurso e o clima de Campo Grande são um desafio para os atletas. E eu venho de quatro provas em sequência. Conseguir o terceiro lugar no pódio, primeiro entre as brasileiras, foi uma verdadeira superação”, destacou Conceição. Com o resultado, a fundista mantém a liderança do ranking brasileiro, agora com 164 pontos. “Eu faço uma preparação com um alto volume de rodagem, por isso mantenho a consistência nos resultados, em todo tipo de prova, sem sofrer lesões. Estou feliz porque venho correndo em ritmo de maratona, e, pela corrida de hoje, vi que consigo me recuperar já depois de 4 ou 5 minutos. Pensando na Meia Maratona do Rio de Janeiro, meu próximo objetivo, isso é muito bom.”

Entre os homens, a briga pelo pódio foi mais acirrada. Os tanzanianos Saidi Juma Makula e Joseph Tiophil Panga correram na frente durante todo o percurso, mas tiveram a companhia de Gilmar Silvestre Lopes, segundo colocado até o quinto quilômetro. “O calor aqui em Campo Grande é muito forte. Mas eu fui com os africanos até onde deu”, contou o fundista, que chegou apenas 21 segundos atrás do segundo colocado, Joseph Panga. Gilmar prepara-se agora para estrear na maratona, em Buenos Aires, de olho no índice olímpico para os Jogos do Rio de Janeiro/2016.

Pódio masculino – Foto: Luiz Doro/adorofoto

Pódio masculino – Foto: Luiz Doro/adorofoto

Centro-Oeste no pódio – O pódio do Brazil Run Series/Circuito CAIXA foi completado com dois atletas do Centro-Oeste. Ronald Moraes, de Goiânia, foi o quinto colocado entre os homens. “A prova foi tranquila, achei o percurso ótimo, e consegui manter um bom ritmo”, disse o fundista, que como espelho a mãe, Sueli Pereira, atleta já com o índice para a maratona olímpica em 2016. “Ela é corajosa, vai para cima dos africanos, e eu também sou assim. Aprendi que você precisa acreditar em você, ninguém é melhor do que ninguém. Para ser um grande atleta e chegar ao topo, tem que ter coragem.”

Na elite feminina, Gabriela Letícia Rocha representou o Mato Grosso do Sul também com o quinto lugar. “Consegui meu objetivo, de subir ao pódio”, celebrou a atleta de Dourados, oitava colocada na prova em 2014. “Estava em sexto lugar até os 500 metros finais, quando acelerei e consegui mais uma posição. O percurso é muito forte, e o nível das adversárias também.”

Pódio feminino – Foto: Luiz Doro/adorofoto

Pódio feminino – Foto: Luiz Doro/adorofoto

Atletismo Master – A Associação de Atletismo Master do Mato Grosso do Sul (AMAMS) também marcou presença na disputa deste domingo. “O atletismo master vem ganhando um grande impulso, nos últimos anos. Vários atletas masters, a partir de 35 anos, chamam a atenção por seus bons resultados”, defendeu Martins Soares de Oliveira, que participou do Brazil Run Series/Circuito CAIXA ao lado de oito companheiros da entidade.

O atleta de 59 anos, segundo colocado no ranking brasileiro de marcha atlética de 50 km na categoria master, fundou a AMAMS com o objetivo de divulgar a modalidade, amparada por poucas competições no Brasil. Mas também está de olho nos novos talentos. “Estou apoiando um menino de Corumbá que está despontando no atletismo. É para os jovens que quero deixar nossa experiência.”

Pegada do Bem – Os milhares de competidores que tomaram conta do Parque das Nações Indígenas, neste domingo (12), também deram um show de solidariedade. Dezenas de pares de tênis foram arrecadados para o Instituto Maná do Céu para os Povos, que atende crianças e adolescentes de bairros carentes, de 7 a 19 anos, com aulas de atletismo, judô e natação no projeto Velozes do Amanhã.

Houve quem tirasse o tênis do pé, após a corrida, para doar. Outros, como Michelle Nakazato, doaram pares novos. “Comprei os tênis para doar, mesmo, quando fui pegar meu kit de participação na Centauro. Espero que possa ajudar um dos rapazes do projeto”, contou. A ação fez parte da campanha Pegada do Bem, e tem o objetivo de incentivar jovens atletas de locais menos favorecidos a seguir no atletismo.

Largada masculina – Foto: Luiz Doro/adorofoto

Largada masculina – Foto: Luiz Doro/adorofoto

Resultados

Elite feminina:

  1. Carolyne Komen / Quênia (FILA/Bioleve) – 34min45
  2. Natalia Elisante Sulle / Tanzânia (FILA/Bioleve) – 34min53
  3. Conceição Oliveira (CAIXA/Mizuno/Oakley) – 36min54
  4. Jaciane Barroso (Cruzeiro E.C.) – 37min37
  5. Gabriela Letícia Rocha / Dourados-MS – 38min01

Elite masculina:

  1. Saidi Juma Makula / Tanzânia (Luasa Sports/CAIXA) – 30min06
  2. Joseph Tiophil Panga / Tanzânia (FILA/Bioleve) – 30min19
  3. Gilmar Silvestre Lopes (Pé de Vento /CAIXA) – 30min40
  4. Paulo Alves dos Santos – 30min56
  5. Ronald Moraes (Cruzeiro E.C.) – 31min19

Realizado desde 2004, o Circuito CAIXA conta com a chancela da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), e passa por quatro das cinco regiões brasileiras. Depois de Uberlândia (30/5), Goiânia (7/6), Salvador (28/6) e Campo Grande, a competição vai a Fortaleza (2/8), Recife (9/8), Porto Alegre (30/8), Brasília (13/9), Ribeirão Preto (27/9), Curitiba (18/10), Belo Horizonte (15/11) e São Paulo (22/11). As 12 corridas somam pontos para o Ranking CBAt/CAIXA de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da CAIXA para 2016.

A competição é uma realização da HT Sports, com patrocínio da CAIXA Econômica Federal e co-patrocínio da Centauro. Em Campo Grande, conta ainda com o apoio da Federação de Atletismo do Mato Grosso do Sul e supervisão técnica da CBAt.

Mais informações em www.circuitocaixa.com.br

Twitter: @CircuitoCaixa

Facebook: circuitocaixa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo