Conab divulga novos leilões para escoamento de milho de MS

Dois leilões já haviam sido executados hoje, no entanto, não atenderam a necessidade dos produtores sul-mato-grossenses. – Foto: João Carlos Castro – Sistema Famasul.

O Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) publicou na tarde desta quinta-feira (6) dois novos avisos de leilões de apoio ao escoamento de milho que contemplam Mato Grosso do Sul. A expectativa da Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul) é que o prêmio para estes novos pregões permita, de fato, acesso ao preço mínimo oficial.

A participação do Estado nos leilões foi solicitada pela Aprosoja/MS e pela Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de MS). Hoje pela manhã, dois leilões já haviam sido executados, no entanto, não atenderam a necessidade dos produtores sul-mato-grossenses, uma vez que o baixo valor estipulado de prêmio para MS, de R$ 1,32, não garantiu o exercício do direito ao preço mínimo. (Confira mais informações sobre isso clicando aqui.)

Os novos editais, n° 137/2017 e nº 138/2017 de PEP (Prêmio para Escoamento de Produto) e Pepro (Prêmio Equalizador Pago ao Produtor), respectivamente, podem ser conferidos na íntegra neste link aqui, no site da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).

Volume leiloado

Novamente serão leiloadas 300 mil toneladas de milho de Mato Grosso do Sul da safra 2016/2017, sendo 100 mil toneladas de PEP e 200 mil toneladas de Pepro. Já no total, serão leiloadas 320 mil toneladas de milho pelo PEP, produzido por MS e outros estados e, 880 mil toneladas do grão de Pepro, da mesma safra, também produzidos por MS e outros estados.

Os editais fornecem todas as regras para a participação do procedimento, as condições para participar do pregão, para receber o prêmio, e outras medidas que deverão ser tomadas pelo produtor após o leilão.

Para participar

Para participar do pregão, o produtor de milho de Mato Grosso do Sul precisa se credenciar. As informações completas para isso constam em um manual disponível no aplicativo para smartphone da entidade: APROSOJA MS, disponível para iOS e Android.

Ainda segundo os editais, a data estipulada para a ocorrência dos leilões eletrônicos é dia 13 de julho, próxima quinta-feira, às 9h do horário de Brasília (DF). Mais informações sobre os leilões podem ser obtidas pelo telefone: (67) 3320-9700.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Aprosoja/MS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo