Comunidade indígena no Xingu recebe atendimento médico por meio de tecnologia em telessaúde

Solução tecnológica TytoCare possibilita atendimento a indígenas residentes em áreas remotas da Floresta Amazônica

A distância, a geografia remota e a falta de meios de transporte adequados, sempre foram um grande desafio para que comunidades indígenas espalhadas pelo Xingu recebessem cuidados médicos especializados. Porém, a introdução de uma tecnologia de ponta voltada à telessaúde, os desafios anteriormente enfrentados estão sendo superados.

Tecnologia possibilita atendimento pediátrico e de outras especialidades em comunidades indígenas no Xingu – Foto: Divulgação

Em recente expedição que serviu para validar a aplicabilidade da tecnologia TytoCare, os profissionais de saúde que atendem a comunidades indígenas no Xingu tiveram a oportunidade de testar a realização dos exames físicos remotamente em tempo real e atestar sua eficiência. “O TytoCare nos permitiu armazenar os dados alterados do exame físico, para compará-los na próxima expedição”, comentou Anna Clara Rabha, diretora médica da Tuinda Care, distribuidora oficial do TytoCare no Brasil.

O TytoCare emerge como uma solução médica abrangente, que empondera os povos originários e os profissionais de saúde que já prestam serviço localmente, permitindo realizar exames médicos básicos com o auxílio de um profissional de saúde remotamente. Dotado de uma câmera de alta resolução, um estetoscópio, um termômetro e sensores diversos, o dispositivo está interligado a um aplicativo intuitivo. Assim, a busca por atendimento médico, até então uma tarefa árdua, se torna acessível e fácil.

Assim, de uma forma simples e eficaz, um agente de saúde local, seguindo as instruções do aplicativo, pode realizar exames como auscultação dos pulmões e coração, medição da temperatura e avaliação da cavidade oral e dos ouvidos. As informações coletadas são transmitidas em tempo real para um profissional de saúde remoto, que orienta a avaliação e o tratamento. O profissional de saúde local se sente seguro em prestar atendimento com a assistência remota.

Povos originários recebem atendimento médico e passam por exames – Foto: Divulgação

A doutora Anna Clara Rabha acredita que através da tecnologia a equidade à saúde para os povos originários é possível. “Com o TytoCare, a comunidade indígena no Xingu está testemunhando uma revolução nos cuidados médicos. Essa inovação não apenas supera barreiras geográficas, mas também estabelece um caminho para um futuro mais saudável”, declarou.

Os benefícios do TytoCare se estendem além do diagnóstico e tratamento eficazes. Os mesmos médicos podem prescrever medicamentos apropriados após a avaliação por telemedicina e monitorar o progresso dos pacientes à distância, promovendo uma abordagem de saúde mais abrangente, com acompanhamento constante e facilitado, o que era inviável até então.

Além disso, o TytoCare tem um papel crucial no desenvolvimento dos profissionais de saúde locais. Através do treinamento no uso do dispositivo, esses profissionais se sentem mais seguros para coordenar o cuidado do paciente diretamente na comunidade, fortalecendo a saúde da população indígena do Xingu.

Durante a ação realizada no Xingu, foram realizados atendimentos em diferentes especialidades como clínica médica, ginecologia, dermatologia e pediatria. Aliás, o cuidado a crianças da comunidade representa 38% dos 712 atendimentos realizados. Além disso, foram feitos exames laboratoriais e de imagem.

Profissionais de saúde pode acompanhar os resultados dos exames e discutir com um médico à distância, que auxiliar no diagnóstico – Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo