Comporta de contenção cede e água do Rio Guaíba alaga diversas ruas em Porto Alegre (RS)

Uma das comportas de contenção que foram fechadas nesta segunda-feira (20) para conter o avanço das águas do Rio Guaíba, em Porto Alegre, capital do Estado do Rio Grande do Sul, cedeu e vazou água, alagando diversas ruas da cidade. Equipes de manutenção da prefeitura estão trabalhando no local para tentar impedir o rompimento.

De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Porto Alegre (PMPA), o avanço das águas do Guaíba começou na noite de ontem (20) e alagou as vias públicas do Quarto Distrito.

Inundação em Porto Alegre (RS) – Foto: Twitter @EPTC_POA / Porto Alegre 24 horas/Reprodução/Cortesia

A Defesa Civil de Porto Alegre informou que o nível do Rio Guaíba atingiu os 3,38 metros, às 23h15min (horário de Brasília), sendo que a cota de inundação é de 3 metros.

Equipes da prefeitura já estão no local trabalhando. O principal ponto de bloqueio fica localizado no cruzamento da Rua Voluntários da Pátria com a Avenida Sertório. A recomendação é para que os motoristas e pedestres evitem transitar pela região.

As tempestades que desde o fim de semana vem castigando o Rio Grande do Sul já causaram danos em pelo menos 158 municípios, deixando cerca de 13 mil desalojados e 3 mil desabrigados. Todos estão sendo levados para abrigos públicos e/ou casas de parentes e amigos.

Além de Porto Alegre, cidades como Eldorado do Sul e São Sebastião do Caí também sofrem com alagamentos e inundações. Na capital, o Rio Guaíba atingiu o nível máximo, superando a marca histórica pela segunda vez em dois meses.

O transbordamento do Rio Guaíba já era esperado e a Defesa Civil já estava preparada para essa eventualidade. Até o momento, as autoridades constataram a morte de três pessoas e notificaram que o número de feridos chega a 63 vítimas.

Em nota, a Prefeitura de Porto Alegre informou que equipes estão monitorando a elevação das águas do Rio Guaíba, e que está prestando ajuda à população ribeirinha. As ilhas já foram evacuadas.

O Ginásio do Departamento Municipal de Habitação (Demhab) foi aberto no último domingo (19) para receber as famílias que necessitem de abrigo. Toda a assistência médica e apoio será prestada as vítimas.

Com informações da Assessoria de Comunicação da PMPA/RS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo