Como lidar com as dificuldades e voltar a estudar?

Concluir os estudos no Brasil está mais para sonho do que para realidade. De acordo com a pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), pelo menos 50% dos jovens brasileiros de 16 a 24 anos param de estudar para trabalhar. Dentro dessa amostragem, 36% abandonaram os estudos para manter a família e 18% por conta de gravidez. O levantamento foi realizado em maio de 2023 e considerou 2.007 brasileiros entrevistados, com idade acima de 16 anos em todo o território nacional.

Foto: Divulgação

Seja uma pausa curta, seja uma pausa longa, o fato é que acaba sendo muito difícil retornar. “A primeira coisa que é preciso ter em mente é que nunca é tarde para começar. É possível retomar os estudos de onde você parou ou até mesmo optar por algum outro curso, modalidade ou horário para estar em sala de aula. O importante é contar com organização e se planejar adequadamente para dar conta de todas as tarefas que a decisão exige” explica a diretora geral do Curso Evidente, Deborah Fracischelli Amoni.

Mas o esforço compensa. Voltar a estudar oferece inúmeras vantagens, entre elas: o estudante pode aproveitar para ampliar a sua rede de contatos, ganhar diferencial competitivo no mercado de trabalho e desenvolver cada vez mais a carreira pessoal e profissional.

E para lidar com as dificuldades e voltar a estudar, Deborah selecionou dicas para melhorar as chances de sucesso nessa empreitada. Confira:

Trace objetivos claros e precisos

Ter uma meta é o primeiro passo para retomar os estudos e para não desistir na primeira dificuldade que aparecer. O objetivo do passado, de quando houve interrupção dos estudos, deve ser revisitado, mas é importante lembrar que a pessoal de hoje é outra, com outros anseios e desejos.

E dentro desse contexto, vale considerar: quais são os seus objetivos? O que você quer fazer após concluir os estudos? Você quer estudar por satisfação pessoal ou por necessidade? O quanto o certificado do Ensino Médio pode impactar na sua vida? São perguntas importantes que podem trazer luz ao objetivo final.

Superando preconceitos 

Idade, condição social e financeira, gênero, muitas vezes o preconceito sofrido ou o medo de sofrê-lo pode ser uma barreira que impede pessoas de voltarem a estudar. Não deixe o sentimento de inferioridade te sobrepujar e impedir a realização de seu sonho. Os estudos são sempre um facilitador do caminho e não devem ser vistos como um fator limitante.

Veja quais são as melhores opções para você 

Avalie a disponibilidade para os estudos na rotina diária e quais ajustes podem ou precisam ser feitos. Por meio de exames supletivos, é possível concluir os estudos com apenas uma prova, estudando apenas 1x por semana, mas para isso também é necessário dedicação.

Planejamento

Organização e planejamento são a base para tudo na vida. Um objetivo como a conclusão dos estudos exige dedicação e disciplina, estudar nas horas em que se programar para estudar e não deixar para o acaso, organizando quais conteúdos precisam ser estudados.

Começar é o mais difícil 

Manter o foco e a determinação durante o caminho podem ser desafiadores, mas tomar a decisão e dar o primeiro passo é o mais importante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo